quinta-feira, 21 de março de 2013

Destinação do lixo Usina do Taboão pode ser a 1a da América Latina


Destinação do lixo
Usina do Taboão pode ser a 1a da América Latina
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Fernandes: a Prefeitura de Mogi teria uma vantagem, caso ela se interessasse em adquirir o serviço
"O projeto da Engenharia Ambiental S/A de implantar uma usina de incineração de lixo e transformação em energia elétrica, no distrito do Taboão, pode se tornar exemplo para administrações públicas e privadas, sobre novos métodos de tratamento e destinação final de resíduos sólidos. E Mogi das Cruzes será, portanto, referência para toda a América Latina, já que pode ser a primeira cidade do continente a possuir uma usina geradora de energia elétrica, vapor e calor". A análise é de Pedro Campos Fernandes, ex-secretário geral da Associação dos Municípios do Alto Tietê (Amat), que mais tarde passou a se chamar Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Campos trabalhou entre 2009 e 2011 como consultor de Resíduos Sólidos Urbanos para a Energia Ambiental S/A, uma empresa captadora de investidores, com sede do Rio de Janeiro.

De acordo com ele, o projeto prevê a construção de um pólo gerador de energia com capacidade para fabricar e fornecer 30 megawatts/ hora. "É o suficiente para abastecer uma cidade inteira de 200 mil habitantes ou ainda todo o núcleo industrial do Taboão", frisa Campos.

Ele conta que a empresa quer construir a usina e fornecer energia limpa a quem interessar. "Podem ser empresas, poder público da região ou qualquer lugar do Estado. A Energia Ambiental é uma captadora de investidores e está aberta a negociações. É claro que a Prefeitura de Mogi das Cruzes teria uma certa vantagem, caso ela se interessasse em adquirir o serviço, seja por compensação pela construção ou ainda numa parceria com o projeto que está em andamento pela Sabesp", completou. 
Segundo Fernandes, além de Mogi das Cruzes, a Engenharia Ambiental teria interesse em outras duas regiões da Grande São Paulo - Zonas Oeste e Sul. Uma segunda usina seria construída no Rio de Janeiro.

Audiência 
O interesse da empresapor Mogi foi revelado, com exclusividade, pelo Mogi News, no último fim de semana. Após isso, integrantes do Movimento "Lixão, Não!" ficaram interessados na nova tecnologia e agendaram para o próximo dia 25,às 19h30, uma audiência pública na Câmara para uma apresentação sobre a empresa e seus projetos.

Fonte:Mogi News
.