quinta-feira, 21 de março de 2013

câmaras legislativas Presidentes aprovam sessões noturnas


câmaras legislativas
Presidentes aprovam sessões noturnas
A mudança das sessões ordinárias em Mogi das Cruzes está sendo discutida deste o começo desta legislatura
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Raful: "horário noturno não garante presença"
Os presidentes das Câmaras de Vereadores de Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos aprovam a realização de sessões noturnas. Segundo eles, os encontros parlamentares realizados após as 18 horas possibilitam o acesso da população. 
O suzanense Said Raful (DEM) foi o único, entre os três entrevistados, a apontar que as reuniões celebradas em um horário após o expediente comercial não garantem a presença de público.

Já o ferrazense Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, e o poaense Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, avaliam que os respectivas Câmaras ficam lotadas como consequência do horário "mais acessível".

A mudança das sessões ordinárias em Mogi das Cruzes está sendo discutida deste o começo desta legislatura e ganhou força após a eleição de Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo. Ele venceu a disputa para presidente da mesa diretiva e se comprometeu a discutir a alteração. Atualmente, as reuniões em Mogi ocorrem às 15 horas, mas um grupo de parlamentares quer alterá-la para as 18 ou 19 horas.

Suzano
Said Raful afirmou que a presença da população está ligada a "cultura local". "Há muito tempo que as sessões em Suzano são à noite. Neste momento, como há novos vereadores e houve um aumento no número de parlamentares (saiu de 14 e passou para 21) elas estão recebendo um bom público, no entanto, isso não depende do horário, mas do interesse nos projetos", disse.

Na cidade vizinha, os encontros parlamentares ocorrem às quartas-feiras, sempre às 18 horas. "Tínhamos duas sessões por semana, mas desde dezembro do ano passado há apenas uma", explicou o presidente da Câmara de Suzano. 
Em relação ao custo gerado com os encontros à noite, Raful foi enfático. "A elevação do valor não pode ser empecilho, caso a mudança seja favorável a população", afirmou. 

Poá
Em Poá, as sessões ocorrem às 19 horas, todas as terças-feiras. Segundo o presidente da Câmara de Vereadores local, elas sempre recebem um bom público. Ele associa a grande presença de poaenses "ao horário o qual possibilita que os trabalhadores possam acompanhar". "Terça-feira é um bom dia, porque não há nenhum jogo de futebol na televisão. Nosso gasto não aumenta por ela ser mais tarde", contou Marquinhos da Indaiá. "Durante as reuniões, a Câmara fica apenas com os funcionários responsáveis pela sessão. Aqueles que podem assessorar um vereador", revelou.

Ferraz
Em Ferraz, a grande quantidade de pessoas que acompanham a sessão, que ocorrem as segundas-feiras, às 18 horas, fez com que o estacionamento fosse adaptando, dando lugar a um espaço maior para que os moradores da cidade acompanhem o trabalho do Legislativo. "Há uma parte do prédio que servia para guardar os carros, mas pedi para ele fosse coberta e a medida se mostrou acertada. A freqência sempre é muito boa", garantiu o presidente da Câmara de Vereadores ferrazense. 
"Nós estabelecemos um horário para a apresentação de requerimentos. Se um vereador quiser discutir um requerimento, ele precisa protocolá-lo até às 17 horas. Isso diminuiu o número de servidores durante a sessão. Antes eram 13, agora são apenas seis", disse Fabinho.

"Parabenizo os mogianos que estão discutindo esse projeto e se a mudança for feita, atrairá um número maior de cidadãos", avaliou.

Fonte: Mogi News