terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Tragédia em Santa Maria Mogi fará operação especial de fiscalização em casas noturnas



Tragédia em Santa Maria
Mogi fará operação especial de fiscalização em casas noturnas
Após grande repercussão do incêndio que matou mais de 230 pessoas, Prefeitura fará mutirão com bombeiros
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Operação, que começa hoje, foi apresentada ontem pelas autoridades em coletiva de Imprensa
Casas noturnas, bares e restaurantes que registram grande concentração de pessoas serão fiscalizados por uma comissão formada pela Diretoria de Fiscalização da Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Corpo de Bombeiros, em uma operação que deve durar 30 dias. De hoje até domingo, as equipes vão visitar sete casas noturnas com o maior número de frequentadores na cidade, seguidos por 14 estabelecimentos comerciais que também recebem um volume grande de clientes. 
Ao todo, a operação deflagrada ontem pretende vistoriar 1.118 estabelecimentos comerciais em um verdadeiro pente-fino para verificar a validade dos alvarás de funcionamento e de dispositivos de segurança, como saídas de emergência, por exemplo. O objetivo é evitar tragédias como a registrada na casa noturna Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde um incêndio matou 231 pessoas e deixou mais de 80 feridas, no domingo.

Segundo o Departamento de Fiscalização de Mogi das Cruzes, a verificação de laudos técnicos e de licenças para estabelecimentos comerciais que recebem grande público é feita periodicamente, mas o acidente no Sul do País reforça a necessidade de uma fiscalização mais efetiva. Apesar de garantir que todos os bares, restaurantes e casas noturnas de grande porte da cidade funcionam dentro das normas, a Secretaria de Segurança de Mogi identificou, em um pré-levantamento feito para a operação, que alguns estabelecimentos estão em processo de renovação de alvará. "Muitos estão em processo de emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), outros na renovação do laudo elétrico. Mas isso é muito natural, porque o alvará de funcionamento é renovado a cada dois anos, é um processo dinâmico", explicou o secretário Eli Nepomuceno.

Dez fiscais da Prefeitura e seis bombeiros percorrerão as casas noturnas. "Bares e restaurantes poderão ser visitados durante o dia, mas as baladas serão durante o seu funcionamento, ou seja, à noite. A ação tem caráter preventivo. Vamos verificar as condições do local, se a lotação está de acordo com a capacidade do ambiente, se as saídas de emergência estão corretas, se os funcionários são treinados para um atendimento emergencial e se os equipamentos de segurança estão funcionando corretamente", detalhou.

Fiscalização
Um dos alvos da fiscalização é um estabelecimento que possui alvará para funcionar como restaurante e bar, mas atende como casa noturna, e funciona no terceiro andar de um prédio na rua Ricardo Vilela. O único acesso ao local é via elevador e, em caso de incêndio, por exemplo, fica difícil a retirada de pessoas do prédio. "Isso caracteriza desvio de finalidade. Está autorizada música ao vivo, mas não é para funcionar como casa noturna. Se isso for constatado, ele está irregular e será determinada a paralisação imediata das atividades", explicou o secretário.

Fonte:Mogi News