terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Prazo descumprido Obras dos viadutos não vão começar este ano


Prazo descumprido
Obras dos viadutos não vão começar este ano
Se uma nova concorrência pública for aberta, o prazo para início das obras deverá ser posterior ao previsto, que era no segundo semestre deste ano
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Junji: "Somos surpreendidos por outro atraso e com a perspectiva de que tudo permaneça encruado"
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estuda a necessidade de abertura de uma nova licitação para a execução das obras de construção de dois viadutos sobre a linha férrea em Mogi das Cruzes, conforme informou um ofício encaminhado pelo órgão ao deputado federal Junji Abe (PSD). 
O documento é uma resposta ao questionamento feito pelo parlamentar. Caso uma nova concorrência pública seja aberta, o prazo de início das obras, previstas para o segundo semestre deste ano, deverá sofrer atraso. 
Junji revelou que a vencedora da licitação para contratar o detalhamento do Projeto Executivo de Engenharia deverá ser conhecida no próximo dia 7, quando está prevista a abertura dos envelopes. Porém, o DNIT analisa se retomará o contrato já existente para execução das obras ou se fará nova concorrência, assim como providenciará a contratação dos serviços de supervisão de obras na modalidade de pregão eletrônico.

"De cara, só com o atraso na contratação do projeto executivo, o início das obras ficaria para o segundo semestre. Caso entendam que haverá necessidade de nova licitação em vez de retomar o contrato paralisado desde 2011, aí não há nem como imaginar uma previsão", criticou Junji, após ter acesso à resposta do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

O ofício do Ministério dos Transportes muda o teor da programação fornecida pelo próprio órgão, que indicava o início dos viadutos para o início deste ano. Este é o terceiro adiamento dos trabalhos, desde que o contrato para execução das obras, celebrado com o Consórcio SPA/Tejofran/Convap, no valor de R$ 48 milhões, foi suspenso, em 14 de julho de 2011, quando surgiram denúncias de irregularidades no Ministério e órgãos a ele vinculados. A informação inicial era de que o projeto começaria a sair do papel em outubro de 2012. Os viadutos foram licitados com base no projeto básico doado pela Prefeitura e aprovado pelo DNIT.

"Somos surpreendidos com mais um atraso. Pior: com a perspectiva de que tudo permaneça encruado por tempo indeterminado, caso o órgão resolva fazer uma nova concorrência", protestou o deputado, que afirmou não entender os motivos que atrasam o início dos trabalhos. "Espero que a sucessão de justificativas frouxas não esteja sombreando uma razão mais grave e intransponível como a falta de recursos financeiros, em função da crise internacional", ressaltou o mogiano.

Fonte:Mogi News