quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Suzano vai ganhar 2 centros para atender idosos e uma Creche Escola


Suzano vai ganhar 2 centros para atender idosos e uma Creche Escola
Diário de Suzano ed.: 9425 - 31 de janeiro de 2013

O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, garantiu ontem que Suzano terá uma unidade do Centro Dia do Idoso, uma do Centro de Convivência do Idoso e uma Creche Escola. A afirmação foi feita durante audiência na sede da pasta estadual, na Capital. Os dois primeiros locais têm como foco o atendimento aos idosos.
As solicitações foram feitas pelo prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB), em conjunto com a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento, Leonice Ferreira, e por intermediação do deputado estadual Estevam Galvão (DEM). 
Ainda não existe prazo para a implantação. Isso porque a Prefeitura precisa apresentar de maneira formal a solicitação e aderir ao Programa Amigo do Idoso, que incorpora os equipamentos. Mesmo assim, o prefeito garantiu agilidade no processo.
Otimistas em receber o aval do Estado, Tokuzumi e a secretária também apresentaram a disponibilidade de três terrenos, um no bairro Tabamarajoara, outro no Parque Maria Helena e um terceiro no Cidade Boa Vista. Neste último, a secretária disse que é onde deve ser construído o Centro Dia do Idoso. O local possui mais de 1,5 mil m² e poderá atender até 40 idosos. "Vai funcionar como uma espécie de creche, onde os idosos mais fragilizados poderão ser deixados pelas famílias que ficam fora praticamente o dia todo e não têm com quem deixá-los".
Já a escolha do espaço que vai receber o Centro de Convivência ainda deve ser anunciada. "Vamos ver se encontramos terrenos maiores que esses de 1,5 mil m² para proporcionar uma boa receptividade aos idosos". Mesmo a solicitação da Prefeitura sendo de, inicialmente, dois equipamentos para a população de 60 anos ou mais, a administração reconhece a necessidade de futuros equipamentos. "Existe demanda para as quatro regiões em Suzano, a de Palmeiras, Distrito do Boa Vista, Centro e Casa Branca. Todas carecem de um serviço destinado ao idoso". 
Como o município ainda não terá a quantidade de espaços que deseja para atender todas as regiões, os que forem construídos estarão estrategicamente localizados. "O terreno no Tabamarajoara fica próximo a um equipamento de Saúde. Uma vez que vamos trabalhar com idoso é importante estar próximo de uma unidade. O do Parque Maria Helena também não é diferente e, por estar próximo do terminal (de ônibus), pode facilitar o transporte". Já o do Boa Vista, onde está prevista a instalação do Centro Dia do Idoso, fica perto do Cento de Referencia de Assistência Social (Cras). "É um equipamento de saúde importante e vai dar para trabalhar integrado", completou a secretária. 
Para a construção da creche escola, o município apresentar uma área de, no mínimo, 2 mil m² ao Estado, que ficará incumbido de investir aproximadamente R$ 1,5 milhão na construção e compra de equipamentos. Quando estiver em funcionamento, até 150 crianças poderão ser beneficiadas em período integral.


Fonte:O Diário de Suzano