quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Fiscalização Mais 14 casas noturnas de Mogi estão irregulares


Fiscalização
Mais 14 casas noturnas de Mogi estão irregulares
Ontem, um restaurante foi fechado na operação da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros; outros 14 locais apresentam algum tipo de anormalidade
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Ontem, a Blue Apple, que fica no terceiro andar de um prédio comercial, foi interditada pelos fiscais
Nos próximos dias, pelo menos 14 estabelecimentos de Mogi das Cruzes, entre restaurantes, bares e casas noturnas que recebem grande volume de pessoas, devem ser fechados por tempo indeterminado pelo Corpo de Bombeiros pelo não cumprimento das normas de segurança. O Mogi News teve acesso, com exclusividade, a uma lista de 25 estabelecimentos que seriam vistoriados neste mês, sendo que a maioria deles está com problemas na documentação.

Em oito casos, os estabelecimentos sequer possuem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). E, em outros seis locais, o laudo de segurança, que deve ser atualizado anualmente, está vencido. No segundo dia de operação da Prefeitura de Mogi e do Corpo de Bombeiros, mais um restaurante foi fechado. 
A Blue Apple, que funciona no terceiro andar de um prédio na rua Doutor Ricardo Vilela, no Parque Monte Líbano, não tinha o AVCB específico para a atividade do restaurante. O documento utilizado para a liberação do alvará de funcionamento foi emitido em relação à segurança de todo o prédio, que abriga também consultórios odontológicos. 
"O estabelecimento tinha cadastro no Corpo de Bombeiros como salas comerciais e escritório, mas funciona como um restaurante. Por essa razão, deveria ter sido emitido outro AVCB específico para esta atividade, de forma independente do prédio. Vamos verificar ainda se o prédio tem estrutura para receber este tipo de estabelecimento, se tem rotas de fuga e saídas de emergência que comportem um número grande de pessoas. Se não houver condições, o comércio não poderá funcionar neste prédio", explicou o major Jean Carlos Leito, subcomandante do Grupamento de Bombeiros de Mogi.

Um dos proprietários do estabelecimento, Paulo Oliveira, informou que o local recebe, em média, 150 pessoas por dia. 
"A Blue Apple não é balada. O AVCB é da metragem do prédio inteiro e deveria haver um desdobramento. Não sabíamos disso. A fatalidade no Sul do Brasil serviu para orientar os proprietários a oferecerem o melhor para os clientes. Mas o nosso prédio tem saída de emergência que atenderia todo o prédio", garantiu.

Vinte e cinco estabelecimentos estão na lista do Corpo de Bombeiros para fiscalização. São seis que estão com o AVCB vencido e oito que funcionam mesmo sem o documento. Casas noturnas grandes, como uma que fica na região da Praça do Imigrante, por exemplo, está funcionando com o documento vencido, segundo o Corpo de Bombeiros. 
No primeiro dia de fiscalização, na terça-feira, Norival e Cantagalo foram fechados pelas equipes de fiscalização por documentação irregular.

Fonte:Mogi News