22/01/2013 - 12h03
Absolvido no mensalão, Adauto é denunciado por desvio em Minas
PUBLICIDADE
DE SÃO PAULO
O ex-ministro Anderson Adauto (sem partido) foi denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais sob acusação de ter cometido crime de responsabilidade quando era prefeito de Uberaba (MG).
Segundo a denúncia da promotoria, Adauto desviou cerca de R$ 1 milhão da prefeitura entre agosto de 2008 e setembro de 2009. O ex-ministro foi prefeito de Uberaba de 2005 a 2012.
Alan Marques - 4.dez.2012/Folhapress
Ex-ministro Anderson Adauto em cerimônia no Planalto
A promotoria afirma que o desvio foi cometido durante a construção de um centro de ensino, que inicialmente custaria R$ 3,3 milhões.
De acordo com o promotor José Carlos Fernandes Júnior, a prefeitura e a empresa desviaram o dinheiro através da paralização da obra e de valores pagos a mais na sua retomada.
O Ministério Público informou ainda que a construtura fez uma doação eleitoral para a campanha à reeleição de Adauto em 2008.
A defesa de Aduato para o caso ainda não foi localizada pela reportagem.
No julgamento do mensalão, o ex-ministro foi absolvido pelos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Adauto alcançou a unanimidade na absolvição da acusação de corrupção ativa e foi beneficiado com a decisão dos ministros de que o empate seria favorável ao réu após ter obtido cinco votos favoráveis e outros cinco contrários na condenação por lavagem de dinheiro.
Fonte:Folha de S.Paulo