quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Operação "Águas Claras" Vereadores pedem lista de empresas ao Semae


Operação "Águas Claras"
Vereadores pedem lista de empresas ao Semae
Parlamentares querem que a direção da autarquia passe os nomes de todas as companhias que participaram de licitações entre 2006 e 2010
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Divulgação

Assunto, divulgado pelo Mogi News, foi citado por vereadores ontem, durante a sessão ordinária
A Comissão Permanente do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) da Câmara de Mogi das Cruzes solicitou ao diretor da autarquia, Marcus Melo, uma lista com o nome das empresas que participaram de concorrências públicas para prestação de serviços na cidade entre os anos de 2006 e 2010. O objetivo é identificar se mais alguma empresa está envolvida no suposto esquema de fraude em licitações em órgãos públicos "Águas Claras", deflagrada pelo Ministério Público e pela Polícia Civil. Ontem, o Mogi News mostrou com exclusividade que duas empresas apontadas como participantes do esquema prestam serviços ao Semae: a Enorsul e a Strategos. 
Segundo a polícia e a promotoria, as empresas combinavam os valores da licitação para definir antes quem seria a vencedora. As empresas agiam a partir da associação Brasil Medição há cinco anos. Por causa da fraude, consumidores das cidades de Barretos, Jardinópolis, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Botucatu, Diadema, Sertãozinho e Jundiaí tiveram nas suas contas de água e esgoto um acréscimo de 10% no valor da tarifa. Além disso, os contratos irregulares gerados chegam a R$ 1 bilhão e o desvio de verba no esquema pode passar dos R$ 150 milhões.

"Se mais empresas da lista participaram do processo de tomada de preço e perderam, isso pode configurar um desvio de conduta. Vamos olhar este relatório e verificar a situação, que é delicada. Vale lembrar que neste caso que está sendo investigado, os órgãos públicos é que são lesados por este cartel de empresas", destacou o vereador Mauro Araújo (PMDB), que é membro da comissão. Além dele, os vereadores Nabil Safiti (PSD) e Olímpio Tomiyama (PSC) também devem acompanhar o caso. Na segunda-feira, 16 pessoas foram apreendidas durante a operação, que aconteceu nos Estados de Santa Catarina, Goiás e São Paulo, sendo 14 pessoas detidas neste último. A Enorsul presta serviços de cortes e religações na rede, além de inspeções de ligações suspeitas em Mogi. Já a Strategos é contratada para implantar um sistema moderno de medição.


Fonte:Mogi News