quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Após protesto, professores recebem salários em Ferraz



Após protesto, professores recebem salários em Ferraz
QUI, 15 DE NOVEMBRO DE 2012 12:00
A-A+

Prefeitura administrada por Abissamra enfrenta problemas / Foto Arquivo

Os professores que lecionam nas escolas municipais de Ferraz de Vasconcelos realizaram ontem (14) um Ato Público, na Praça da Independência, para protestar contra o atraso no pagamento dos salários, vale-transporte e até dos empréstimos consignados que os servidores teriam feito junto aos bancos e que, mesmo descontados em folha, a Administração não teria repassado às agências.
De acordo com o tesoureiro da subsede do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp) de Ferraz, Claudio Henrique Correa, os manifestantes foram recebidos por uma comissão formada pelo vice-prefeito Flávio Batista de Souza, o Inha, pelo secretário de Administração, Alexandre Balbino Rosa, e pela secretária de Educação, Roseli Morila. “A Prefeitura assumiu o erro, que estava devendo, mas já fez o pagamento dos salários atrasados dos funcionários, hoje (ontem). Quanto às demais dívidas, como vale-transporte e os empréstimos consignados, a Administração agendou uma nova reunião conosco para o próximo dia 23, às 10 horas”, explicou Correa, destacando que a resposta para o atraso foi a de que a arrecadação municipal caiu e que os repasses do governo estadual também atrasaram.
A Apeoesp organizou a manifestação porque, apesar de a Prefeitura estar devendo para todos os funcionários municipais, são os professores e demais servidores da Educação os que mais sofrem. Ao todo, eles somam 1,5 mil pessoas com seus vencimentos pagos, parcialmente ou não pagos.
O Sindicato também recebeu denúncias de que há rescisões trabalhistas pendentes há mais de um ano e de que não estão sendo repassados à Caixa Econômica Federal pagamentos de empréstimos consignados a funcionários da Educação.
Uma das professoras reclamantes percebeu o problema ao receber uma notificação de cobrança de uma parcela do empréstimo já descontada em folha de pagamento.
Merenda
De acordo com a coordenadora da Apeoesp de Ferraz, Jucinéa Benedita dos Santos, as merendeiras de Ferraz também estavam com os salários atrasados, desde setembro. Por isso, em muitas unidades escolares, elas resolveram não trabalhar, o que fez com que os alunos ficassem sem a alimentação. Mas, ainda segundo Correa, que acompanhou a reunião, todos os servidores acabaram recebendo os vencimentos, ontem. Apenas a quitação dos benefícios será discutida no dia 23.
Itaquá
Da mesma forma, os funcionários públicos da Prefeitura de Itaquaquecetuba estão com seus salários referentes ao mês de outubro atrasados e não há previsão, sequer, sobre o 13º salário. As informações são do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais da Cidade que, até agora, não sabe o real motivo do atraso. (Sabrina Pacca)

Fonte:O Diário de Mogi