segunda-feira, 25 de junho de 2012

Atendimento Base do Samu em Brás Cubas no segundo semestre



Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Ambulâncias simples darão suporte aos casos menos graves
A Central de Urgências, Remoções e Emergências (Cure) da cidade irá ampliar o atendimento à população. O secretário-adjunto da Saúde, Marcello Delascio Cusatis confirmou para o segundo semestre deste ano a inauguração de uma base operacional da central do serviço no posto dos bombeiros em Brás Cubas.


De acordo com o secretário, toda a infraestrutura do prédio já está pronta, aguardando a aquisição de imobiliário. "Os trabalhos para adaptação, como, por exemplo, a instalação de uma sala de controle (atendimento telefônico e despacho das viaturas), sanitários, alojamento, entre outros, já foram concluídos. No momento, estamos realizando processo licitatório para compra de mobiliário e alguns equipamentos necessários, o que deve ser concluído nos próximos meses", disse.


A proposta, segundo explicou, é de que na base seja disponibilizada uma ambulância avançada, isto é, com equipamentos semelhantes a uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Móvel, com médicos e enfermeiros. 
As ambulâncias simples, para dar suporte aos casos clínicos, menos graves, estarão disponibilizadas nas unidades 24 horas do Jardim Universo e Jundiapeba.


Na região
De acordo com o secretário-adjunto da Saúde, ainda não há previsão de quando se dará a inclusão de Guararema e Arujá no consórcio. "O pedido de adesão foi encaminhado ao Ministério da Saúde no fim do ano passado, mas ainda não obtivemos a resposta para o envio das ambulâncias e repasse de recursos para começar a funcionar. De qualquer forma, trata-se de um avanço, pois o consórcio ainda não completou um ano de existência", destacou Cusatis, informando que mais três viaturas (uma delas no modelo UTI) devem ser encaminhadas à região para dar suporte ao trabalho dos bombeiros.


Fonte:Mogi News