quinta-feira, 3 de maio de 2012

títulos Cartórios fazem plantão diário para atender eleitores até o dia 9


Mudanças de endereço e regularização em caso de ausência em eleições anteriores estão entre os serviços
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Movimento nos cartórios tem sido grande e a tendência é de que aumente ainda mais nos próximos dias, por causa do fim do prazo
Os cartórios eleitorais de Mogi das Cruzes começaram um plantão para atender os eleitores que precisam regularizar a situação com a Justiça Eleitoral ou para aqueles que vão tirar o título pela primeira vez. Até o dia 9 de maio, os três locais do município ficarão abertos de segunda-feira a domingo, das 9 às 18 horas. A procura pelo atendimento faz com que filas já se formem nas portas dos cartórios. O prédio fica na rua Major Pinheiro Franco, na altura do número 21.


Os cartórios do município também já começam a registrar o aumento na procura pelo serviço de transferência, revisão e pedido dos títulos. Na zona 74, pelo menos 50 pessoas são atendidas diariamente. Já na zona 287, são cerca de 136 requerimentos realizados por dia e, na zona 319, 120 pessoas procuram atendimento a cada dia. O chefe do cartório da zona 74, Marcos Chaves, explicou que os documentos básicos pedidos são RG e comprovantes de residência e da necessidade de mudanças, como alteração de endereço ou transferência do título.


A expectativa é de que a procura de eleitores aumente nos últimos dias, principalmente no dia 9, prazo final para regularizações. "A pessoa que deixou de votar uma ou duas vezes pode votar este ano ou regularizar a situação pagando multa de R$ 3,51 por eleição que deixou de votar. Se forem mais de três pleitos, o título é cancelado", esclareceu Chaves. 
A comerciante Zilda dos Santos, de 56 anos, foi pedir a transferência do título eleitoral de Pelotas, no Rio Grande do Sul, para Mogi. "Estou morando na cidade desde dezembro e acho muito importante escolher meu candidato. É obrigação de todos os brasileiros", disse. O ajudante-geral Washington Moraes, 33, também procurou o cartório para pedir a mudança de local de votação. "Antes, votava na região central, mas vou pedir alteração para César de Souza", contou.


Fonte:Mogi News