quinta-feira, 3 de maio de 2012

Apertaço


Daniel Carvalho



As linhas 11 - Coral e o Expresso Leste, além da Linha 12 - Safira, que cortam o Alto Tietê, estão na lista das linhas mais críticas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Relatório
Os dados foram divulgados no Relatório da Administração de 2011 da CPTM. O índice de seis passageiros por m² é uma medida adotada internacionalmente para avaliar o quanto um sistema de transporte é desconfortável. Em determinadas linhas, como as da região, esta superlotação é atingida com tranquilidade nos horários de maior concentração dos passageiros: das 5h30 às 7h30 e das 17 às 19 horas.


Expresso Leste
A perspectiva até 2014, ainda de acordo com o relatório da companhia, é de uma progressiva melhora. O Expresso Leste, que sai da estação Brás, em São Paulo, em direção à Estudantes com paradas em apenas algumas das estações tem 5,8 passageiros por m². 
Desconforto
E o Expresso ABC, linha prometida para 2014, que vai ligar a Estação Luz à cidade de Mauá, paralela à Linha 10 - Turquesa, já vai nascer no limite do conforto: 5,9 passageiros por m². A Linha 10, por outro lado, é a que deve melhorar mais esse índice, passando dos atuais 5,1 para 2,9 passageiros por m². Os dados foram divulgados em matéria no jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte:Mogi News