Bras Santos
De Ferraz
Mayara de Paula
Atraso: Novo acesso está sendo construído ao lado do córrego Itaim e da linha férrea da CPTM na região central
O governo do Estado informou que a avenida Marginal de Ferraz de Vasconcelos será inaugurada até o final do mês de junho. A obra foi iniciada há cerca de cinco anos pela prefeitura do município e sua inauguração chegou a ser anunciada para 2009, depois para 2010, em seguida para 2011.
Nenhuma das datas previstas pelo governo do prefeito Jorge Abissamra (PSB) para a entrega do novo acesso viário se confirmou, sendo que a obra ficou parada por vários períodos, especialmente pelas dificuldades encontradas pela administração para desapropriar os imóveis que estavam no traçado da via projetada para eliminar a lentidão do trânsito na avenida Brasil.
Desde o início a nova ligação com cerca de mil metros de extensão foi construída pela prefeitura, mas com recursos do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi). Esse fundo, ligado ao governo estadual, libera recursos para investimento em obras de infraestrutura em municípios com baixa arrecadação de impostos, como é o caso de Ferraz.
Pouco mais de R$ 5 milhões foram repassados pelo Fumefi à administração para a realização da obra que está sendo finalizada empreiteira MWE, contratada por meio de concorrência pública feita pelo Estado.
Cobrança
No segundo semestre do ano passado, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, visitaram Ferraz para liberar novos recursos e cobraram da prefeitura a conclusão da obra da Marginal, que está sendo instalada ao lado do córrego Itaim e da linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na área central da cidade.
Alckmin chegou a afirmar que pretendia voltar a Ferraz antes do Natal para inaugurar a avenida que começa na rua Washington Luiz (no bairro Jardim Ferrazense) e terminará nas imediações da praça da Independência.
Há duas semanas, o governo estadual fixou uma placa em local bem visível em um ponto da obra para informar que dentro de dois meses os motoristas poderão finalmente usar o acesso. Consultado sobre a data estabelecida pelo governo do Estado, o secretário de Governo de Ferraz, Miguel Calderaro, afirmou que dessa vez o trabalho deverá ser finalizado dentro do prazo apontado.
Fonte:O Diário do Alto Tietê