quinta-feira, 29 de março de 2012

Inauguração: AME de Mogi terá novas especialidades


Governador vem ao município amanhã e, entre outras atividades, irá inaugurar o ambulatório médico
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Cusatis: soma de serviços
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME), instalado no Jardim Santista, em Mogi, será inaugurado amanhã, às 10 horas, em solenidade que terá a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Também nesta sexta, Alckmin deve participar do evento oficial da Agenda Metropolitana do Alto Tietê e da inauguração do 1º Distrito Policial.


O complexo médico, porém, já está funcionando desde o dia 5 de março, com 681 consultas médicas realizadas em cinco especialidades. A expectativa com a vinda do governador é de que a partir da entrega oficial seja dado "start" para a segunda fase do plano de trabalho da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), organização social que administra o AME, com a inclusão de novas especialidades, além da realização de exames de raio X e de média complexidade, como tomografia e mamografia.


Isso significa que, nos próximos dias, a população contará com consultas e exames de dermatologia, otorrinolaringologia e urologia. Em junho, será a terceira etapa, quando os números saltam de 1,4 mil consultas/mês para 3,4 mil. Nesta fase, serão incluídas neurologia, nefrologia, pneumologia, mastologia, proctologia e endocrinologia. 
"Nesta etapa, o AME estará atingido metade de sua capacidade total, que é 10 mil procedimentos em 15 especialidades, e realizando mais de 20 tipos diferentes de exames", destacou o secretário-adjunto da Saúde, Marcello Delascio Cusatis. A capacidade total de atendimento do AME, segundo ele, com cerca de 20 mil procedimentos, dos quais 10 mil consultas/mês e 11 mil exames, só virá em 2013. 
O crescimento gradativo do atendimento do AME é positivo para os projetos de saúde do município. "Como em Mogi existem outros serviços de especialidades, como a Unica (Unidade Clínica Ambulatorial) e aparelhos de tomografia e mamografia na Santa Casa, a expectativa é de que a partir do funcionamento do AME todos esses serviços sejam complementares e não conflitantes. São serviços que devem se somar", reforçou Cusatis.


Entre os serviços oferecidos nos primeiros 20 dias, o secretário-adjunto da Saúde conta que ortopedia e oftalmologia são as especialidades com maior procura de pacientes e que já há reflexos nas unidades municipais. "A Santa Casa de Mogi, que até então era porta de entrada para casos clínicos de ortopedia, já conseguiu reduzir o atendimento, em função do AME e da Unica. Ainda é cedo para falar em questão de números, mas é possível observar pelo próprio movimento na Santa Casa. As filas imensas no setor de ortopedia reduziram razoavelmente", destacou.


Fonte:Mogi News