terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Reforma Estações ficarão prontas até 2015


Governo estadual fará um grande investimento em melhorias no sistema ferroviário em Mogi das Cruzes
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Reunião definiu melhorias para as estações. Investimentos devem chegar a R$ 140 milhões. Prazo para conclusão é de, no máximo, 2015
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) investirá até R$ 140 milhões na reforma das quatro estações ferroviárias em Mogi. Metade dos recursos, R$ 70 milhões, será utilizada ainda neste ano para obras de ampliação da Estação Estudantes e a reformulação total da Estação Central, com a demolição da atual e a construção de uma nova numa distância de 150 metros para que fique mais próxima do Terminal Central. 
Ambas serão interligadas aos terminais de ônibus da Prefeitura (Estudantes e Central), além de fazer acesso ao Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, no Mogilar, promovendo a integração física entre ônibus e trem. Tudo deve ficar pronto para inauguração até junho de 2015, como garantiu ontem o presidente da CPTM, Mário Bandeira, em visita a Mogi.


O primeiro passo foi dado ontem durante reunião com o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), os secretários municipais João Francisco Chavedar (Planejamento) e Carlos Nakaharada (Transportes), além de vereadores. O presidente da CPTM validou os dois projetos básicos elaborados pela Secretaria de Planejamento para reforma e ampliação da Estação Estudantes e a transferência de lugar da Estação Central. Os projetos prevêem ainda a implantação de passagens subterrâneas para pedestres, escadas rolantes, elevadores, galerias e melhor acessibilidade a cadeirantes e deficientes visuais, com piso podotátil da entrada à saída das estações. 
Na próxima segunda-feira, dia 6, a CPTM fará abertura das propostas comerciais das empresas interessadas em elaborar o projeto executivo. "Se não houver recursos ou algum imprevisto, pode-se dizer que as obras começarão entre setembro deste ano e o início de 2013. Como cada obra leva em torno de 13 a 24 meses para conclusão e Mogi já se antecipou apresentando um projeto, as estações devem ser entregues entre 2014 e meados de 2015", detalhou Mário Bandeira.


Entre os projetos da Prefeitura está o de construção de uma nova Estação Central, que será a obra mais cara, com estimativa de gastos de R$ 40 milhões, e que exigirá ações conjuntas com administração municipal, como por exemplo, a implantação de passagens exclusiva a veículos e outra para pedestres, obras urbanísticas como uma praça, além de um boulevard (um novo centro comercial) e estacionamento, que possibilitarão, inclusive, a eliminação do uso das cancelas e solução de trânsito em três passagens de nível: Campos Salles, Sacadura Cabral e Dr. Deodato Wertheimer. 
Isso porque, no projeto apresentado pela Prefeitura, devem ser construídas duas passagens subterrâneas ligando o Mogilar ao centro da cidade: uma na Dr. Deodato Wertheimer com saída da Ricardo Vilela até a rua Hamilton da Silva Costa (sentido centro -bairro) e outra na Cabo Diogo até avenida Adhemar de Barros (sentido-bairro centro). Na área entre as passagens subterrâneas e do terreno de 2 mil metros quadrados ocupados atualmente pela estação Mogi (ou Central) deverá ser construído um espaço comercial. "Nossa proposta, e que foi aceita pelo presidente Mário Bandeira, é de ter ali um boulevard, uma espécie de shopping e praça, que pode ser feito por meio de uma PPP (parceria público-privada). É uma ação que será feita pela Prefeitura, mas terá apoio da CPTM, que, por sua vez, ficará responsável pela contratação da empresa que ficará responsável pela construção da nova Estação Central", sintetizou Bertaiolli. 
No caso da Estação Estudantes, a proposta é construir uma passagem subterrânea entre o terminal e a rodoviária com interligação com a estação ferroviária. "É uma passagem de 150 metros com uma galeria". Ao lado do Terminal Rodoviário, a Prefeitura planeja construir uma praça.


Fonte:Mogi News