terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ampliação Mães terão nova chance de conseguir vaga em creches


Prefeitura de Mogi abrirá no segundo semestre deste ano um novo período de matrículas
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

A 22ª creche do plano de expansão da Prefeitura de Mogi foi entregue ontem, na Vila Suissa, no distrito de César de Souza. Outras nove serão inauguradas até março
Com a construção de mais creches, que serão entregues até julho em Mogi das Cruzes, e a sobra de vagas depois da implantação do Cadastro Municipal Unificado, a Secretaria Municipal de Educação pretende abrir, no segundo semestre, um segundo período de matrículas nas unidades. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), durante a inauguração da creche subvencionada Professora Ivone Aparecida de Jesus Larrubia Moya, na Vila Suissa, a 22ª unidade entregue na gestão por meio do Programa de Expansão de Creches de Mogi. 
O prefeito explicou que, até março, a administração municipal entregará outras nove creches, gerando novas 1.430 vagas na rede. Uma delas é o Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Professor Amayr de Godoy Borba, no Mogi Moderno, que será inaugurado hoje, às 16 horas. As unidades atenderão crianças de 4 meses a 5 anos de idade, em período integral. 
Além destas, outras creches serão entregues até o fim do ano, somando outras 1.230 vagas. "Pela primeira vez, temos um número de vagas maior que o de crianças inscritas e, no fim do ano, faremos uma segunda chamada para as matrículas", destacou o prefeito. 
Até ontem, o número de vagas em aberto nas creches da cidade era de 640, contra 485 crianças aguardando matrícula. "Isto acontece porque temos vagas, mas elas não estão nos bairros onde há demanda, porque as unidades ainda estão sendo construídas. Então, estamos ligando para estas mães, informando onde há vagas e vendo se dá para adaptarmos a matrícula para um local próximo de onde a mãe trabalha, por exemplo", explicou. Atualmente, 16.174 alunos são atendidos em creches na cidade. 


Municipalização
Até 2016, todas as escolas de ensino fundamental (até o 5º ano) serão coordenadas pela Secretaria de Educação. Atualmente, se somados os ensinos infantil e fundamental, são 36.770 estudantes. "Em escolas estaduais que atendem alunos de 1ª a 8ª série em período integral, vamos esperar um pouco mais para fazer esta mudança. Mas, nas demais escolas, vamos assumir os alunos, não necessariamente precisando fazer intervenções na estrutura", afirmou a secretária municipal de Educação, Maria Geny Borges Ávila Horle.


Fonte:Mogi News