terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Nova escola terá período integral



HOMENAGEM Familiares, Prado e Bertaiolli observam foto de Ivone


MARA FLÔRES
Recém-municipalizada, a escola João Antonio Batalha, na Chácara dos Baianos, em Jundiapeba, também deverá funcionar em período integral. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) durante a inauguração da creche Professora Ivone Aparecida de Jesus Larrubia Moya, na Vila Suíssa, a 22a entregue pela atual administração que tem, como meta, zerar a fila de espera por vagas até meados desse ano. Além da escola de Jundiapeba, a Secretaria Municipal de Educação está assumindo a escola estadual Coronel Almeida, uma das mais tradicionais da Cidade, e outras cinco unidades que até o ano passado funcionavam por conta do Estado.


"Até 2016, teremos todas as escolas do Ensino Fundamental municipalizadas, mas nem todas terão o período integral. Vamos colocar o período integral onde ele vai significar estudo, alimentação e criança fora da rua", adiantou o prefeito, ao se referir às unidades de ensino do 1o ao 5o ano (antiga 1a a 4a séries).


"Vou dar um exemplo prático disso. Acabamos de assumir a escola da Chácara dos Baianos e determinei para a professora Maria Geny (secretária de Educação) que faça de tudo para que possamos ter aquela unidade em período integral. No Coronel Almeida, isso não será preciso", acrescentou.


O ano letivo de 2012 começa no próximo dia 6, com 36.770 crianças matriculadas na rede municipal – 16.174 na Educação Infantil e 20.596 no Ensino Fundamental. Nesse último caso, a estatística já leva em conta as sete escolas municipalizadas pela Prefeitura. No caso específico da Chácara dos Baianos, as aulas começam com funcionamento normal – em meio período – até que a Secretaria Municipal de Educação conclua as mudanças estruturais para que ela funcione em período integral (hoje, 17 escolas já funcionam desta forma).


De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Geny Borges Ávila Horle, a Prefeitura já assumiu 12 escolas do Estado (com o prédio). Há outras quatro unidades que ficaram para uma segunda etapa, que são as que já funcionam em período integral através da rede estadual. "Essas requerem um trabalho mais elaborado porque o modelo de período integral do Estado é diferente do que o Município adota", observou a secretária.


Além desses casos, há os das escolas estaduais que oferecem o Ensino Fundamental completo (1o ao 9o ano) e que caberá, à Prefeitura, municipalizar apenas os alunos, a exemplo do que já foi feito com os estudantes das escolas Branca Baumann, do Jardim Layr, e os da José Ribeiro Guimarães, no Botujuru. São, ao todo, 2,8 mil alunos que passaram a integrar o quadro da educação municipal.


Creches


Quanto às creches, o prefeito ressaltou que até o meio deste ano a Cidade irá zerar a fila de espera por vagas. Aliás, os números atualizados, divulgados ontem, já indicam a existência de mais vagas em aberto nas unidades municipais do que crianças esperando por um lugar. São 640 vagas existentes e 485 ainda não atendidas. A diferença, explica Bertaiolli, existe do fato da demanda não corresponder a localização das creches que ainda tem capacidade para atender crianças.


"Mas estamos fazendo o ajuste fino disso e, de sexta-feira até hoje, já conseguimos atender 66 crianças das que estavam inscritas. Para isso, estamos fazendo um trabalho especializado. Pode não ter vaga na creche onde a criança mora, mas pode ter naquela perto de onde a mãe ou pai trabalham, por exemplo. E com uma vantagem. Como adotamos o modelo padrão, não há diferenças da creche de um bairro para outro. São todas iguais", explicou o chefe do Executivo.


Administrada pelo Instituto da Criança Santa Clara, a creche inaugurada na Vila Suíssa terá capacidade para atender 110 crianças e leva o nome da professora Ivone Aparecida de Jesus Larrubia Moya, falecida em 2005.


Presente na inauguração, o deputado estadual André Luiz do Prado (PR) destacou a importância do programa de creches de Mogi das Cruzes. "Este é um compromisso que o prefeito Marco Bertaiolli assumiu com a Cidade, é uma conquista de toda a comunidade. É por isso que o projeto chamou a atenção do governador Geraldo Alckmin e hoje é referência para todo Estado", destacou.


Fonte:Mogi News