terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Passagens de nível Vereadores andarão de trem em busca de opções contra cancelas


Para chegar ao trecho escolhido, eles enfrentarão longo percurso, começando com baldeação em Guaianases
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Fechamento das cancelas complica o trânsito todo dia
Os vereadores Expedito Ubiratan Tobias (PR) e Carlos Evaristo da Silva (PSD) irão vistoriar hoje algumas alternativas adotadas em outras cidades que eliminaram as passagens de nível. Eles embarcaram em um trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na Estação Estudantes, em Mogi das Cruzes, às 8 horas, e terão como destino a Linha 9 - Esmeralda, que liga os municípios de Osasco e Grajaú, e passa por Pinheiros e Santo Amaro. 
O objetivo da viagem será conhecer os detalhes dos projetos aplicados nesta região que eliminaram a utilização de cancelas na travessia dos trilhos. De acordo com os parlamentares, Mogi é uma das poucas cidades no Estado que ainda utiliza o "sistema ultrapassado e perigoso" de mover os obstáculos que impedem a circulação de veículos de forma manual. 
Para chegar ao trecho escolhido, eles precisaram enfrentar um longo percurso. Serão quatro baldeações: em Guaianases, ainda na Linha 11 - Coral, na Luz, onde seguirão pela Linha 7 - Rubi até a Barra Funda (apenas uma estação), para percorrer mais uma ou duas paradas na Linha 8 - Diamante e, finalmente, acessar o trajeto em Presidente Altino ou Osasco.


"Vamos analisar como esta questão foi resolvida e sugerir modelos parecidos para o nosso município", disse Tobias, presidente da comissão de vereadores que discute temas ligados ao transporte. 
A busca por uma solução para as passagens de nível será o principal motivo da viagem dos parlamentares mogianos, no entanto, outros assuntos também poderão ser inseridos na pauta, entre eles, a verificação se os trens utilizados nas linhas visitadas têm as mesmas características de conservação e tecnologia que os que circulam na região de Mogi. 
"Temos que ficar atentos e caso as composições de lá apresentem melhores condições que as utilizadas na linha que passa pelo Alto Tietê, vamos reivindicar melhorias", afirmou Carlos Evaristo. 
"Não podemos deixar que tudo o que há de melhor na CPTM vá somente para outras cidades", frisou o parlamentar que coordena os trabalhos da Comissão Especial de Vereadores (CEV) criada para propor sugestões e acompanhar os projetos de eliminação das atuais passagens de nível.No começo deste mês, o governado Geraldo Alckmin (PSDB) garantiu, em visita a região, que desenvolverá uma ação em parceria com a Prefeitura de Mogi para melhorar "gradualmente" as cancelas existentes em Mogi. Ele considera que as atuais condições das passagens de nível "não são as ideais".


Fonte:Mogi News