terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Fim das sacolas Mogi descartará 20 mi de sacolas


Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Shibata: "Maior divulgação"
Mais de 20 milhões de sacolinhas deixarão de poluir mensalmente Mogi das Cruzes a partir de amanhã. Esta é a estimativa da Associação Paulista de Supermercados (Apas) que se reuniu com representantes de entidades do setor comercial para discutir a retirada das sacolas plásticas dos supermercados. A expectativa é que esta semana os estabelecimentos comecem uma campanha intensa para conscientização dos consumidores. 
Os funcionários dos supermercados de Mogi estão recebendo orientações sobre o uso consciente das sacolinhas. O diretor regional da Apas, Fernando Shibata explicou que a entidade fará essa semana a distribuição de panfletos e cartazes sobre a campanha. "Com a reunião tivemos a aprovação e adesão de todo mundo. Ficou acordado com o pessoal de marketing a campanha que vai começar esta semana em meios de comunicação. Está sendo feita ainda um treinamento envolvendo os operadores de caixa, empacotadores e gerente para falarmos sobre a abordagem com o cliente e o motivo da retiradas das sacolinhas dos supermercados", explicou.


O material de marketing será enviado pela Apas para os supermercados de toda a cidade. No entanto, cada local pode fazer sua própria orientação e divulgação. Shibata acrescentou que aos poucos os clientes estão se adaptando ao novo cenário. "No dia a dia as pessoas já estão mudando o hábito. Elas estão utilizando sacolas retornáveis e caixas de papelão. Sabemos que no dia 25 vai ter um pouco de reclamação, mas estaremos preparados para orientar", argumentou.


O principal motivo que levou ao acordo da Apas com o governo do Estado foi a preservação do meio ambiente. Para a bióloga Nádia Soares de Moraes esta iniciativa é o pontapé inicial para estender a conscientização contra o descarte indevido de materiais na natureza. "A sacola demora a se decompor, por isso onde ela é jogada causa poluição nos aterros, rios e oceanos. A principal questão é a conscientização para reutilizar materiais e reduzir a quantidade de resíduos no meio ambiente. A ideia é o início de um grande movimento de reeducação", acrescentou.


A partir do dia 25 os supermercados passarão a vender as sacolas biodegradáveis por R$ 0,19. As redes também comercializarão sacolas retornáveis e disponibilizarão caixas de papelão para o cliente levar as mercadorias para casa.


Fonte:Mogi News