terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Falta de alvará


Daniel Carvalho





A postura do Ministério Público de intervir na programação festiva da Paróquia São Sebastião, em Mogi, para evitar que a quermesse e o bingo fossem realizados nas imediações da igreja por falta de segurança serve como um alerta para as futuras festas do calendário religioso da cidade.


Falta de segurança
Atendendo a uma representação do comando do 17º Batalhão da Polícia Militar de Mogi, que argumento que não havia por parte dos organizadores a garantia de segurança e o preenchimento dos requisitos mínimos para eventos públicos, o MP acionou a Prefeitura, que confirmou a falta de alvará e interditou a festa. 


Asilo
A "saída" encontrada pelos organizadores foi realizar a quermesse e o bingo nas dependências do asilo São Vicente de Paula, na própria comunidade. A festa foi realizada durante os últimos dois fins de semana deste mês, mas no improviso.


Salão social
O padre responsável pela paróquia, Cármine Mosca, afirmou que a mudança garantiu um ambiente mais seguro, já que choveu muito nos dois finais de semana: "A festa foi muito animada e a lona não seria suficiente para que todos se abrigassem da chuva. Só tenho que agradecer à comunidade". A programação religiosa também não foi realizada na igreja, mas no salão social, por conta do destelhamento da paróquia, como efeito das chuvas ainda do ano passado.


Resolução
O comandante do 17º Batalhão da PM, tenente-coronel José Francisco Braga, afirmou que toda festa aberta precisa atender à resolução 122 da Secretaria de Segurança Pública de 24 de setembro de 1985.


Bombeiros
"Todos os eventos públicos, que envolvam o consumo de energia elétrica, gás, palanque, além de público, precisam atender às normas da resolução, ter o alvará do Corpo de Bombeiros, entre outros requisitos", afirmou Braga à coluna. A lei, segundo ele, determina que o comando da PM acione o MP nestes casos para agir.


Preocupação
Uma fonte ligada à Diocese de Mogi das Cruzes revelou que a preocupação maior agora é com o grau de exigências para as futuras festas religiosas que serão realizadas no decorrer do ano, como a maior delas, a Festa do Divino Espírito Santo, em maio, cujo planejamento, porém, já ocorre bem antes, e outras que também deverão ocorrer nas comunidades, como a Festa de São Benedito, a Festa de Santo Antônio, a Festa de Santana, entre muitas outras: "O principal problema é a quantidade de itens exigidos perante os órgãos públicos, muitas ficarão até inviáveis de serem realizadas", destacou. 
Daniel Carvalho



Nova data
A inauguração da Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) foi adiada para o próximo dia 4 de fevereiro. A data foi anunciada pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) na primeira reunião do secretariado ocorrida na última sexta-feira, no Hotel Paradise, em Jundiapeba. Atualmente, a Prefeitura de Mogi está fazendo a escolha da organização social que irá gerir o novo equipamento de saúde. 




Organização social
A data inicial era 28 de janeiro, mas foi adiada por conta do processo de definição da organização social em curso. A nova unidade reunirá consultas nas áreas de cardiologia, endocrinologia, urologia, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, vascular, ginecologia especial (cirúrgica), herbiatria, clínica geral e cirurgia geral, além de exames como holter, mapa, eletroencefalograma, ultrassonografia, ecocardiografia, mamografia, ergometria e análises clínicas. 




Atendimento gradativo
Inicialmente, a capacidade de atendimento será para mil consultas e mil exames por mês, podendo chegar a 4,8 mil consultas e 1,8 mil exames, respectivamente, quando a unidade estiver operando em sua total capacidade. 
Jorge Moraes





Reconhecimento
Os jornalistas Paulo Quaresma, da TV Mogi News, e Marilei Schiavi, da Rádio Metropolitana e também apresentadora do programa Frente a Frente, da TV Mogi News, serão homenageados pelo Lions Clube de Mogi das Cruzes em função do Dia do Jornalista.




Escolhidos
Durante uma reunião envolvendo a diretoria da entidade, o Lions escolheu os nomes dos dois profissionais pelos relevantes serviços prestados a Mogi. A solenidade festiva será no próximo dia 1º de fevereiro, às 20 horas, na sede social da entidade, na rua Júlio Prestes, 149.




Bombeiros
O 2° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes deverá ser elevado à condição de Grupamento neste ano. A informação foi confirmada pelo comando do Corpo de Bombeiros ao deputado federal Junji Abe (PSD) durante as comemorações dos 33 anos do Centro de Suprimento e Manutenção de Material Operacional de Bombeiros, na capital.




Despedida
A solenidade também marcou a despedida do comandante da corporação no Estado, coronel Luiz Humberto Navarro, que está se aposentando. O cargo será ocupado pelo coronel Reginaldo Campos Repulho, que, na prática, já assumiu o comando. 


Fonte:Mogi News