sábado, 28 de janeiro de 2012

Itaquá Prefeitura nega que terra no Josely seja de aeroporto


Ariane Noronha 
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou ontem que os caminhões que têm transitado diariamente pela estrada de São Bento, no Jardim Josely, são de obras de terraplanagem no município. Além disso, foi informado que a área onde os veículos depositam as terras é de propriedade da Empreiteira Pajoan, responsável também pelo aterro sanitário da cidade, que explodiu em abril do ano passado.


Esta semana, uma equipe de reportagem do Grupo Mogi News foi procurada por moradores da estrada, que diziam não aguentar mais o tráfego intenso de caminhões que circulam diariamente pela via. Apesar do parecer da prefeitura sobre a recorrente movimentação, o MN recebeu a informação, inclusive dos próprios funcionários da empreiteira, de que as terras teriam vindo do aeroporto de Guarulhos e estariam sendo depositadas no local, denominado "bota-fora", desde novembro do ano passado. 
Apesar das queixas dos moradores, o Exército, que é responsável pelo descarte de terra remanescente das obras de ampliação do aeroporto de Guarulhos, informou em nota que o "bota-fora" em Itaquá foi usado de outubro a novembro de 2011 e que não recebe mais o material. "No período em que foi usado esse ´bota-fora´, foram transportados aproximadamente 13 mil metros cúbicos por dia em cerca de 800 viagens diárias. Em média, 11 mil toneladas por dia", informou a assessoria do órgão militar, ao acrescentar que o processo de liberação da área utilizada pelo Exército segue rígida verificação dos documentos de licenciamento ambiental.


Fonte:Mogi News