sábado, 28 de janeiro de 2012

Educação Prefeitura promete zerar a fila de espera das creches em julho


Até o meio deste ano, a administração municipal planeja entregar à população mais 20 novos prédios
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Para atender a promessa de eliminar a fila de espera, Bertaiolli entregou mais uma creche à população mogiana, a 21ª do pacote, ontem
A Prefeitura de Mogi das Cruzes promete zerar a fila de espera das creches em julho deste ano. Apesar de o município ainda ter à disposição 706 vagas, há 551 crianças fora das unidades. A oferta não supre a demanda, devido à região em que a família faz a matrícula. O superávit de vagas no bairro da Ponte Grande, por exemplo, não consegue eliminar o déficit existente em Jundiapeba, região que apresenta o maior número de menores fora das creches. Mais da metade das 551 crianças está concentrada neste distrito. 
Até o meio deste ano, a administração municipal planeja entregar à população mais 20 prédios. Meta que atingirá as 41 unidades do pacote de obras anunciado no começo do mandato. Além da inauguração dos novos centros educacionais, uma análise detalhada nas matrículas será realizada. O objetivo será encontrar "o ajuste fino" do sistema, como classificou o próprio prefeito Marco Bertaiolli (PSD), que identifica o local onde o aluno mora com a região onde existe a vaga.


E para atender a promessa de eliminar a fila de espera, Bertaiolli inaugurou mais uma creche, a 21ª do pacote, na tarde de ontem. O bairro beneficiado foi o Conjunto Mirage, em Brás Cubas, que ganhou o Centro de Educação Infantil Municipal Profª Maria José Andere. A homenagem à patronesse, professora Maria José Andere, emocionou o público presente. O expedicionário Miled Cury Andere, casado durante mais de 60 anos com a homenageada, estava presente. Na próxima semana, o prefeito entrega mais duas unidades: na Vila Suissa, dia 30, e no Mogi Moderno, dia 31.


"Pela primeira vez na história de Mogi das Cruzes há um superávit de 151 vagas, mas na prática isso não acontece, porque temos que resolver a questão bairro a bairro, porém, se analisarmos os números concretos, podemos afirmar que a cidade tem um superávit", frisou Bertaiolli.


Em 2009, o número de crianças que solicitaram vagas chegou a 4,7 mil. "Reduzimos drasticamente a quantidade de crianças aguardando. Do total que temos hoje, ainda é preciso fazer o ajuste, mas com a entrega dos novos prédios, o número deverá ser zerado", prometeu.


Ainda durante a inauguração do centro de educação, no Residencial Mirage, o prefeito afirmou que o período integral será ampliado. "Hoje temos 20 escolas com 5.695 alunos. Vamos aumentar este serviço em março, levando o programa a bairros de vulnerabilidade social", disse. Uma das instituições que terá o período integral é a Escola Municipal João Antonio Batalha, na Chácara dos Baianos, recentemente municipalizada.


Fonte:Mogi News