quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ranking Semae é a 39ª empresa do Brasil

Daniel Carvalho

O Semae é a 39ª maior empresa pública de saneamento do Brasil
O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) é a 39ª maior empresa pública de saneamento do Brasil. Os números fazem parte do ranking "As Maiores do Saneamento 2011", publicado pela revista Saneamento Ambiental - publicação considerada referência no setor em todo o país. Contando apenas as empresas municipais, o Semae fica na 13ª posição nacional - à frente de companhias de cidades como São Caetano do Sul, Uberaba e São Carlos, por exemplo. 
"É um resultado expressivo, levando-se em conta que fazem parte deste ranking geral todas as companhias estaduais de saneamento, como a Sabesp, e empresas de vários estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, por exemplo. Também fomos muito bem no levantamento municipal. Estamos trabalhando de forma intensa para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados à população mogiana, fazendo investimentos nas áreas de água, esgoto e atendimento", avalia o diretor-geral do Semae, Marcus Melo.


Os critérios para a formação do ranking incluem diversos itens, como investimentos, estrutura e redes de abastecimento. O Semae subiu da 42ª posição geral em 2010 para a 39ª este ano. Os investimentos também tiveram aumento neste período. Enquanto no ano passado os recursos aplicados pela empresa na prestação de serviços foram de R$ 5,7 milhões, este ano saltaram para R$ 11,5 milhões.


A revista lista como principais projetos em implantação o reservatório da Vila Pomar - cuja inauguração será hoje - e o sistema de esgotamento sanitário no Residencial Itapety, Jardim Aracy e Ponte Grande. Já entre os projetos programados estão os sistemas de abastecimento de água da Vila Moraes, cuja abertura de licitação ocorrerá também hoje, e do Jardim São Pedro. 
Melo lembra que os rankings são montados com base em dados dos anos anteriores. Isso significa, segundo ele, que nas próximas edições da listagem há a possibilidade de o Semae ganhar novas posições. "Estamos fazendo vários investimentos em água e esgoto, que só serão computados e tabulados para os rankings futuros", explicou.


Fonte:Mogi News