quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Projeto Adote uma Praça ganha mais 12 colaboradores

Das 170 áreas municipais disponíveis para serem cuidadas, apenas 44 foram adotadas; áreas podem ser utilizadas em ações institucionais
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

As áreas adotadas em Mogi das Cruzes estão bem cuidadas e podem ser utilizada ação institucional
O projeto Adote uma Praça ganhou mais doze colaboradores. No total, existem 44 espaços públicos adotados no município. A demanda em Mogi chega a 170 áreas municipais, das quais 130 ainda podem cuidadas por empresas, associações e pessoas físicas. Os locais disponíveis se referem a parques, praças, canteiros, taludes e corredores viários de diversas regiões da cidade. Ontem, os novos parceiros receberam do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) o título de "Empresa Cidadã".


A expectativa é de que mais espaços sejam adotados em decorrência da divulgação do projeto e dos benefícios da adesão. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, informou que não existe um levantamento do valor que será poupado dos cofres públicos com a implantação do programa em Mogi. "Esta ação é significativa para a qualidade da conservação da praça. A Prefeitura não tem condições de fazer a manutenção com a mesma frequência das empresas. O serviço reflete na qualidade de uma praça mais cuidada e bonita, o que torna o espaço público aproveitável", acrescentou.


O gestor do projeto Adote uma Praça, Guilherme Henrique Alves dos Anjos, explicou que as empresas e entidades que cuidam de um espaço público podem fazê-lo pessoalmente ou contratar uma empresa especializada. "O propósito do projeto é a manutenção dos espaços. A empresa pode adotar uma área distante ou vizinha a sua sede para fazer um trabalho junto à comunidade", destacou. Ele ressaltou que a praça Masanosuke Shibata é um dos exemplos de manutenção e adoção na cidade.


O empresário Ivan Melo, da Escola Técnica Mogiana (ETM) é uma das pessoas que adotou uma área. O espaço escolhido foi o talude do Mogi Shopping. "Queremos que outras empresas participem também para que Mogi seja uma cidade bem vista e com bons ares. Existe esta deficiência de locais que ainda precisam ser adotados. Dentro de um planejamento, é possível que outras praças sejam adotadas no futuro", afirmou. A empresa que adotar alguma área pode explorar, no local, o marketing institucional com placas padronizadas pela Lei Mogi Mais Viva. 
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) argumentou que esta parceria tem dado bons resultados para ambos os setores. "O município não conseguiria cuidar das áreas com o mesmo carinho e dedicação de uma empresa que as adota, pois ela terá uma presença maior. Com a ação institucional que a empresa pode fazer, acaba atrelando seu nome ao espaço bem cuidado", ressaltou.


Fonte:Mogi News