quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Junji defende aeroporto na Câmara

Júlia Guimarães




O debate sobre a possível instalação de um terceiro aeroporto na Região Metropolitana de São Paulo foi levado ao plenário da Câmara Federal na tarde da última terça-feira pelo deputado federal Junji Abe (PSD). Na tribuna da Casa, o parlamentar falou sobre a importância do empreendimento não apenas para o Estado de São Paulo, mas para todo o País, e defendeu sua instalação em Mogi das Cruzes. Esta é a segunda vez que o mogiano leva a discussão para a esfera federal, sendo que recentemente ele já tratou do assunto com a Secretaria da Aviação Civil. No Parlamento, Junji fez um apelo aos colegas para que somem esforços na promoção de gestões junto ao Governo Federal a fim de que o terceiro aeroporto seja construído em breve período.



Durante o pronunciamento, Junji deu aos deputados federais um panorama sobre a luta de Mogi das Cruzes pela instalação do aeroporto. O parlamentar explicou que, durante sua gestão à frente da Prefeitura, a Administração Municipal identificou duas grandes áreas localizadas no Distrito Industrial do Taboão, que possuem dimensões e condições técnicas favoráveis à instalação do empreendimento. "No meu município de Mogi das Cruzes, enquanto nós tivemos a honra de comandar os destinos daquela Cidade, na condição de prefeito, nós levantamos duas áreas de extrema importância. Uma delas com 16 milhões de metros quadrados, outra com 10 milhões de metros quadrados, localizadas em um bairro que tem a denominação de Taboão", disse.


O deputado também informou aos colegas sobre os últimos avanços do projeto estadual de instalação do aeroporto na Região Metropolitana, mencionando as recentes declarações do vice-governador Guilherme Afif Domingos (PSD), que prepara uma Parceria Público Privada para construção do novo empreendimento e concessão das 30 unidades estaduais espalhadas pelo Interior do Estado. Junji afirmou que Afif apóia a luta mogiana: "O vice-governador Guilherme Afif Domingos está a nosso favor, para que Mogi das Cruzes efetivamente possa receber esse benefício de grande valia, não para a nossa Cidade, senhor presidente, nobres parlamentares, mas para a Região Metropolitana de São Paulo".


Junji ainda destacou que a ampliação do sistema aeroportuário da Grande São Paulo significará avanços não apenas para o Estado, mas para toda a "nação brasileira". O parlamentar pediu apoio para sensibilização do Governo Federal sobre a necessidade de instalação do novo empreendimento. Um transporte coletivo aeroviário que hoje serve à maioria da população brasileira (...). É, nesse sentido, senhor presidente, nobres parlamentares, que faço aqui esse apelo para que, aquilo que couber, em termos de uma gestão de todos nós perante o Governo Federal, nós possamos ter a força crescente desta Casa para que efetivamente em pouco tempo se torne realidade o aeroporto internacional de Mogi das Cruzes, auxiliando o sistema aeroportuário do Brasil".




Estado


As declarações de Junji foram dadas no início da tarde de terça-feira, poucas horas depois de o Estado ter dado mais um passo importante para a viabilização do terceiro aeroporto da RMSP. Durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, realizada no Memorial da América Latina, o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, informou que o órgão terá uma câmara temática especial com missão específica de desenvolver estudos que indiquem a viabilidade e possível localização do futuro projeto.


O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB) que, consultado por O Diário, confirmou a necessidade de construção do empreendimento: "O modal que mais cresce hoje é o aéreo. Uma das razões da criação do Conselho e das câmaras técnicas é pensar políticas públicas para a Região Metropolitana. Nós moramos na terceira maior Região Metropolitana do mundo, atrás apenas de Tóquio e Nova Deli. É obvio que a questão aeroportuária é importante. Urgente é ampliar Cumbica e Viracopos, mas temos que já pensar em um novo aeroporto especialmente para jatos executivos", disse o governador na ocasião.

Fonte:O Diário de Mogi