quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Assistência Judiciária

Defensores públicos que atuam em todo o Estado de São Paulo, inclusive Mogi das Cruzes, foram à Assembleia Legislativa para fazer pressão e tentar evitar a votação do projeto de lei que tira a gestão do convênio da assistência judiciária das mãos da Defensoria Pública e passa para a Secretaria de Justiça.




Mobilização
A proposta seria votada em plenário, mas a mobilização dos defensores e da sociedade civil foi bem sucedida. A votação da proposta foi adiada e deve acontecer na segunda quinzena de fevereiro de 2012. Para os defensores, a possibilidade da mudança na gestão do convênio representaria o fim da Defensoria no Estado de São Paulo, uma vez que 95% da verba da instituição é oriunda do Fundo de Assistência Judiciária.


Divulgação





Entendimento
"Esperamos um entendimento entre a Defensoria e a OAB com a renovação do convênio a fim de que não haja prejuízo para a população mais carente", afirmou o coordenador regional da Defensoria Pública de Mogi, Gediel Claudino de Araújo. Atualmente, a Defensoria Pública da cidade atende duas mil pessoas por mês. O prejuízo não seria exatamente para Mogi, que tem uma sede física, mas em outras cidades da região existe só o convênio: "Temos boas perspectivas para que o trabalho seja mantido".




Nova sede
Em Itaquá, a Defensoria Pública funciona dentro do Fórum, mas já foi locado até um imóvel que deverá receber novos móveis até o meio do ano que vem. Atualmente, trabalham cinco defensores para atender a população carente. 
Daniel Carvalho



Democracia
A nova Mesa Diretiva da Câmara de Mogi é altamente democrática, segundo avaliaram os próprios vereadores. Explica-se: o presidente eleito Rubens Benedito Fernandes (PR) é são-paulino, o vice-presidente Pedro Komura (PSDB) é palmeirense, Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), o Geraldão, escolhido para ser o 1º secretário, é santista, e Osvaldo dos Santos (PP), o Osvaldo do Mercado Real, 2º secretário, é corintiano. 




Defesa
Bibo saiu em defesa anteontem da vereadora Odete Sousa (PR), sua colega de partido, por conta da ideia dela de homenagear com uma placa em aço escovado personalidades da cidade que ajudaram durante a realização dos Jogos Regionais. Os vereadores Olímpio Tomiyama (PSC) e Chico Bezerra (PSB) reclamaram da banalização das homenagens no Legislativo. 




Fábrica
Segundo eles, uma pessoa que seria homenageada pelo Legislativo até recusou por conta do excesso de concessão de títulos e outras honrarias.


Daniel Carvalho



Cola
O folclórico Osvaldo do Mercado Real, que se candidatou à vaga da segunda secretaria para a eleição da Mesa Diretiva, ainda teve que contar com a ajuda do colega Protássio Ribeiro Nogueira (PSD), que ditava o que ele deveria falar no microfone, como mostra a foto feita pelo atento fotógrafo do MN, Daniel Carvalho. A imagem diante de Osvaldo, nervoso e atrapalhado, resume tudo.


Candidatíssimo
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) nunca admitiu ser candidato à reeleição, mas em tom de brincadeira, ontem, ao ser questionado sobre a possibilidade, ele acabou deixando nas entrelinhas que é candidato, sim, à Prefeitura de Mogi no ano que vem.


Sexagenário? 
Ao ser questionado sobre as prioridades para o seu último ano do atual mandato, ele afirmou que não seria o seu último mandato, já que ele tem somente 44 anos e aos 65 anos poderia decidir voltar a comandar Mogi. Para bom entender, meia palavra basta. 




Encontro regional
O próprio PSD não esconde de ninguém que Bertaiolli é seu candidato em Mogi. Ao falar do encontro regional que ocorreu no último sábado, em Taubaté, com a presença de Gilberto Kassab, o presidente nacional, o partido já divulgou que os candidatos são Bertaiolli e o médico Gilberto Lozano, de Salesópolis.







Rosa-choque
A vereadora de Poá, Jeruza Lisboa Pacheco Reis, lança hoje, na Câmara de Poá, o livro "Rosa-choque: Histórias de uma mulher que escolheu resistir, persistir e insistir".


Trajetória
A obra reúne artigos escritos pela vereadora nos últimos dois anos, além de sua trajetória, prefácios do deputado estadual Campos Machado e do presidente da OAB de São Paulo, Luiz Flávio DUrso, além de depoimentos de lideranças políticas do Alto Tietê




Coquetel
O lançamento será na Câmara de Poá, com coquetel, às 19 horas. A presença do deputado Campos Machado, presidente estadual do PTB e secretário da Executiva Nacional do partido, foi confirmada. A renda com a venda dos exemplares será revertida para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de Mogi.


Fonte:Mogi News