domingo, 4 de dezembro de 2011

Perereca

Divulgação

Uma nova espécie de perereca foi encontrada por pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) de Rio Claro no Parque Municipal Leon Feffer, em Brás Cubas. 


Canto diferenciado
A espécie só havia sido vista no Espírito Santo, mas, um dia, uma das pesquisadoras ouviu um canto diferenciado, voltou no dia seguinte ao parque, fotografou e viu o anfíbio: "Para nós foi uma surpresa muito grande", afirmou a diretora de Meio Ambiente e gestora dos parques municipais Centenário e Leon Feffer, Lucila Manzatti. 


Brás Cubas
Cada espécie tem o seu canto diferenciado e a perereca foi encontrada próxima a uma árvore. As pesquisadoras de Mestrado e Doutorado começaram um trabalho de levantamento de campo no Parque das Neblinas, mas foi no parque em Brás Cubas que encontraram a espécie nova, numa área de conservação de várzea do rio Tietê.


Horário de verão
Sobre o projeto de ampliar o horário de funcionamento dos parques municipais, com o horário de verão, a medida tem sido um sucesso, segundo Lucila. Os parques estão funcionando das 6 às 19 horas e a procura tem sido boa, com público diferenciado durante todo o decorrer do dia: na semana - das pessoas que usam os parques para praticar atividades esportivas e aos finais de semana - mais a família. 


Atrações
E para incrementar mais ainda as atrações nos espaços de lazer, no próximo dia 11 haverá uma apresentação de capoeira no Centenário; dia 18, uma pescaria, como é tradicionalmente feita uma vez por mês, além de música ao vivo neste dia. Nos próximos dias, o prefeito Marco Bertaiolli deverá divulgar a programação das férias nos parques para o mês de janeiro. 


Centro fisioterápico
Está programada para amanhã a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em construir o Centro Fisioterápico, que funcionará anexo ao Hospital Municipal de Brás Cubas. A obra está orçada em R$ 3,6 milhões. 
Daniel Carvalho





Qualidade de vida
A nova unidade, que compreende um serviço especializado em reabilitação fisioterápica, dará atendimento aos idosos. No local, o paciente receberá assistência completa, proporcionando recuperação e qualidade de vida. O Centro Fisioterápico funcionará na rua Capitão Francisco de Almeida, entre as ruas Gutermann e Jaçanã. Já as obras de construção do Hospital de Brás Cubas estão a todo vapor. 


Efetivo policial
O secretário estadual de Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, deu recentemente uma entrevista à Associação Paulista de Jornais (APJ), durante visita feita à entidade, e comentou sobre a carência de policiais militares, problema que é bem conhecido pela população e as autoridades do Alto Tietê, que reivindicam reforço.


De frente
"O governo está enfrentando esse problema de frente, com bastante determinação. Na Polícia Militar, formamos 2.232 homens em março; dia 31 de outubro, mais 2.127 policiais, e dia 15 de dezembro, vamos formar mais 1.527. A PM tem 89 mil homens e agora serão incorporados mais 6 mil". 


Critério
Segundo ele, a PM tem um critério para distribuir esse efetivo. Há uma carência muito grande na Baixada Santista, nas regiões metropolitanas de São Paulo, incluindo as cidades do Alto Tietê, e de Campinas, no Vale do Paraíba, no ABC e esse (novo) contingente foi destinado para essas regiões. Mas onde está então a parte que cabe a Mogi? Por que até agora foram poucos os que vieram...


Formatura
As outras regiões receberão homens da formatura de dezembro. A PM tem hoje um módulo mínimo de sete policiais em pequenas cidades: "Pretendemos aumentar para 11, o que é satisfatório para essas cidades. Além disso, equipamos todo o Interior com helicópteros, 10 ao todo. Estamos investindo em tecnologia, temos adquirido tablets para viaturas. Até o final do ano teremos todas as viaturas com tablets, tecnologia que ajuda muito a identificar irregularidades de veículos e pessoas procuradas, com antecedentes criminais". 
Divulgação



Turismo
Até 31 de janeiro, a Secretaria Estadual do Turismo recebe inscrições dos interessados em participar do concurso Clica SP. A iniciativa cultural gratuita pretende revelar novos talentos e a divulgar belezas naturais, paisagens, eventos, pontos turísticos e outras atrações dos 645 municípios paulistas. A mais bela imagem dará direito a um iPad 2 e a um minicruzeiro. O segundo e o terceiro colocados receberão viagens pelo Estado.


As melhores
É possível concorrer com mais de uma foto. As melhores serão publicadas em destaque nos sites www.turismoemsaopaulo.com e www.turismo.sp.gov.br. Para participar, basta ler o regulamento e se inscrever no site do Turismo. Também é possível enviar as imagens diretamente para o e-mail clicasp@gmail.com, mas é preciso se cadastrar no site, de qualquer forma. Crianças e jovens com menos de 18 anos podem se inscrever, desde que seus pais também coloquem seus dados na ficha, se responsabilizando pelas fotos.


Fonte:Mogi News