Uma nova espécie de perereca foi encontrada por pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) de Rio Claro no Parque Municipal Leon Feffer, em Brás Cubas.
Canto diferenciado
A espécie só havia sido vista no Espírito Santo, mas, um dia, uma das pesquisadoras ouviu um canto diferenciado, voltou no dia seguinte ao parque, fotografou e viu o anfíbio: "Para nós foi uma surpresa muito grande", afirmou a diretora de Meio Ambiente e gestora dos parques municipais Centenário e Leon Feffer, Lucila Manzatti.
Brás Cubas
Cada espécie tem o seu canto diferenciado e a perereca foi encontrada próxima a uma árvore. As pesquisadoras de Mestrado e Doutorado começaram um trabalho de levantamento de campo no Parque das Neblinas, mas foi no parque em Brás Cubas que encontraram a espécie nova, numa área de conservação de várzea do rio Tietê.
Horário de verão
Sobre o projeto de ampliar o horário de funcionamento dos parques municipais, com o horário de verão, a medida tem sido um sucesso, segundo Lucila. Os parques estão funcionando das 6 às 19 horas e a procura tem sido boa, com público diferenciado durante todo o decorrer do dia: na semana - das pessoas que usam os parques para praticar atividades esportivas e aos finais de semana - mais a família.
Atrações
E para incrementar mais ainda as atrações nos espaços de lazer, no próximo dia 11 haverá uma apresentação de capoeira no Centenário; dia 18, uma pescaria, como é tradicionalmente feita uma vez por mês, além de música ao vivo neste dia. Nos próximos dias, o prefeito Marco Bertaiolli deverá divulgar a programação das férias nos parques para o mês de janeiro.
Centro fisioterápico
Está programada para amanhã a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em construir o Centro Fisioterápico, que funcionará anexo ao Hospital Municipal de Brás Cubas. A obra está orçada em R$ 3,6 milhões.
Daniel Carvalho
Qualidade de vida
A nova unidade, que compreende um serviço especializado em reabilitação fisioterápica, dará atendimento aos idosos. No local, o paciente receberá assistência completa, proporcionando recuperação e qualidade de vida. O Centro Fisioterápico funcionará na rua Capitão Francisco de Almeida, entre as ruas Gutermann e Jaçanã. Já as obras de construção do Hospital de Brás Cubas estão a todo vapor.
Efetivo policial
O secretário estadual de Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, deu recentemente uma entrevista à Associação Paulista de Jornais (APJ), durante visita feita à entidade, e comentou sobre a carência de policiais militares, problema que é bem conhecido pela população e as autoridades do Alto Tietê, que reivindicam reforço.
De frente
"O governo está enfrentando esse problema de frente, com bastante determinação. Na Polícia Militar, formamos 2.232 homens em março; dia 31 de outubro, mais 2.127 policiais, e dia 15 de dezembro, vamos formar mais 1.527. A PM tem 89 mil homens e agora serão incorporados mais 6 mil".
Critério
Segundo ele, a PM tem um critério para distribuir esse efetivo. Há uma carência muito grande na Baixada Santista, nas regiões metropolitanas de São Paulo, incluindo as cidades do Alto Tietê, e de Campinas, no Vale do Paraíba, no ABC e esse (novo) contingente foi destinado para essas regiões. Mas onde está então a parte que cabe a Mogi? Por que até agora foram poucos os que vieram...
Formatura
As outras regiões receberão homens da formatura de dezembro. A PM tem hoje um módulo mínimo de sete policiais em pequenas cidades: "Pretendemos aumentar para 11, o que é satisfatório para essas cidades. Além disso, equipamos todo o Interior com helicópteros, 10 ao todo. Estamos investindo em tecnologia, temos adquirido tablets para viaturas. Até o final do ano teremos todas as viaturas com tablets, tecnologia que ajuda muito a identificar irregularidades de veículos e pessoas procuradas, com antecedentes criminais".
Divulgação
Turismo
Até 31 de janeiro, a Secretaria Estadual do Turismo recebe inscrições dos interessados em participar do concurso Clica SP. A iniciativa cultural gratuita pretende revelar novos talentos e a divulgar belezas naturais, paisagens, eventos, pontos turísticos e outras atrações dos 645 municípios paulistas. A mais bela imagem dará direito a um iPad 2 e a um minicruzeiro. O segundo e o terceiro colocados receberão viagens pelo Estado.
As melhores
É possível concorrer com mais de uma foto. As melhores serão publicadas em destaque nos sites www.turismoemsaopaulo.com e www.turismo.sp.gov.br. Para participar, basta ler o regulamento e se inscrever no site do Turismo. Também é possível enviar as imagens diretamente para o e-mail clicasp@gmail.com, mas é preciso se cadastrar no site, de qualquer forma. Crianças e jovens com menos de 18 anos podem se inscrever, desde que seus pais também coloquem seus dados na ficha, se responsabilizando pelas fotos.
Fonte:Mogi News