quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Para o ano que vem Cidade contará com Junta de Conciliação em Jundiapeba

Primeira unidade da cidade vai ser instalada no Centro Integrado de Cidadania de distrito
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Divulgação

Bertaiolli e a secretária Eloísa: parceria que traz bons resultados para o Judiciário e a cidade
A partir de fevereiro de 2012, Mogi das Cruzes contará com a uma Junta de Conciliação. A unidade, que vai ser coordenada pelo Fórum de Brás Cubas e terá conciliadores com formação específica, tem como objetivo a solução rápida de situações de entendimento mais fáceis, como, por exemplo, brigas de família e que não necessariamente precisam se tornar processos judiciais. 
O anúncio foi feito na tarde de ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) durante o evento de assinatura do protocolo de intenções com o Estado para a construção do novo Fórum de Brás Cubas. A proposta de criar uma Junta conciliadora partiu da juíza Ana Carmem de Souza Silva, diretora da unidade forense, e foi apresentada ao prefeito. Ele ofereceu uma área do Centro Integrado de Cidadania (CIC) de Jundiapeba. 
O espaço foi vistoriado e aprovado pela diretora do Fórum. O objetivo é que a Prefeitura ceda, além do espaço, os equipamentos para que o novo órgão possa funcionar. Por outro lado, o Fórum entra com os recursos humanos.


O objetivo da Junta é diminuir o fluxo de processos que entra no Fórum de Brás Cubas. Ainda não há estimativas de quanto essa demanda pode ser reduzida. "A Junta vai ser instalada pelo Fórum de Brás Cubas. Recebemos a proposta para a criação de que a Prefeitura cedesse equipamentos, e nós temos o necessário para isso, para que a Justiça de Brás Cubas promova conciliação entre as partes de pequenas demandas antes que virem processos judiciais. Será um avanço na Justiça da nossa cidade. Questões como brigas de vizinho e discussões de pensão alimentícia, que não precisam acumular o Judiciário terão a tentativa de acordo por meio de conciliadores. E o espaço para isto está em Jundiapeba, que é um distrito muito importante de Mogi", afirmou o prefeito em entrevista coletiva à Imprensa.


Durante o evento de ontem na Prefeitura, a juíza diretora do Fórum agradeceu ao atendimento do pedido, bem como também à secretária de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Eloísa de Sousa Arruda, pela iniciativa de construir um novo prédio para construir o Fórum de Brás Cubas. "Gostaria de agradecer porque é uma grata satisfação. É importante para a população da cidade", afirmou.


Esta será a primeira Junta de Conciliação da cidade. Os acordos verbais de situações de entendimento fácil estão se tornando cada vez mais comuns e podem ser considerados uma forma de diminuir a quantidade de processos no Judiciário de todo o País.


Fonte:Mogi News