domingo, 13 de novembro de 2011

Segundo turno

Divulgação



Além de Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquá podem ter segundo turno nas próximas eleições municipais em outubro de 2012. Pelo menos é o que aposta um grupo formado pela sociedade civil organizada e políticos. 


Campanha
Eles pretendem fazer uma grande mobilização política e uma espécie de campanha no Alto Tietê para incentivar os eleitores jovens e aqueles que estão morando no município, mas têm domicílio eleitoral fora, a transferir os títulos eleitorais para as cidades onde residem atualmente. 


Índice
Tanto Suzano como Itaquá estão bem próximas de atingir a marca de 200 mil eleitores. O segundo turno foi introduzido no País pela Constituição Federal de 1998 para os cargos executivos (presidente e vice-presidente, governadores e vice-governadores, prefeitos e vice-prefeitos). Se nenhum candidato obtiver a maioria dos votos válidos (isto é, excluídos os votos brancos e nulos), quando da realização do primeiro pleito, haverá segundo turno (exceto para as cidades com menos de 200 mil eleitores).


Estatística
Conforme o levantamento mais recente do Tribunal Superior Eleitoral, Itaquaquecetuba tem 191.095 eleitores e Suzano está com 186.357. Mogi passou para o grupo das cidades com segundo turno faz tempo e hoje são 268.193 pessoas aptas a votar.


Escolas
A ideia, conforme explicou o advogado Gustavo Ferreira, presidente do Diretório Municipal do PP de Mogi, é pedir autorização da Justiça Eleitoral para divulgar a ação nas escolas de Suzano e Itaquá entre os jovens, além de explicar os benefícios que a cidade ganha ao ter uma disputa em segundo turno: a possibilidade de candidatos preferidos terem um tempo maior para apresentar as suas propostas e enriquecer o debate político.


Colaboradores
A ação também tem o apoio de políticos e profissionais reconhecidos, como Rodrigo Ashiushi e o advogado José Raimundo de Araújo Diniz, de Suzano, a advogada Adriana Costa, de Itaquá, e vereadores das duas cidades, além das subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Concorrido
Desde que o Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello - Chiquinho Veríssimo, na Serra do Itapeti, foi reaberto e está recebendo visitantes nos finais de semana, a lista para agendamentos, que é feita no próprio site da Prefeitura de Mogi das Cruzes (www.mogidascruzes.sp.gov.br), está concorridíssima. 
Maurício Sumiya





Lista de espera
Pelos próximos três finais de semana, o número de vagas (30) aos sábados e o mesmo número disponível aos domingos também já foi preenchido. Com área de 352,3 hectares, o local é hoje ponto de referência para a comunidade científica e um referencial para a população, que participa de visitas monitoradas. 


Diversidade
Sua biodiversidade inclui 372 espécies vegetais, entre árvores, arbustos e orquídeas, 207 espécies de aves, 62 de mamíferos e 40 de anfíbios. O parque possui Centro de Visitantes e trilhas interpretativas.




Presidência
"Serei candidato com apoio ou não do partido". É o que disse o vereador Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, ao comentar com a coluna a situação para as eleições da presidência da Câmara.




Reviravolta
Na última sexta-feira, ocorreu uma verdadeira reviravolta e Bibo, que já tinha o nome descartado, ganhou força e unanimidade: o PR vai apoiá-lo. O outro concorrente, que seria Nabil Nahi Safiti (PSD), é quem jogou, de fato, a toalha. Vai entender... À coluna, Bibo garantiu que tinha dignidade e que a sua decisão prevaleceria. 


Juntos
Vereadores como Expedito Ubiratan Tobias e Odete Sousa, ambos do PR, que já tinham revelado a preferência por Nabil, vão ter que votar com o partido. 


Alckmin
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) deverá estar em Suzano dentro de 20 a 30 dias. A informação é do deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM), que conversou com o governador recentemente. Segundo Estevam, Alckmin estará na cidade vizinha para anunciar investimentos, como o hospital de Suzano na área do Hospital das Clínicas, e a elevação da pista da rodovia Índio Tibiriçá (SP-31). 




Hércules
Estevam deixou claro que ainda vai decidir o seu futuro político: se sai candidato a prefeito ou se lançará alguém de confiança, que com o seu apoio, possa administrar Suzano. Um dos cotados é o ex-prefeito Paulo Tokuzumi, que se filiou recentemente ao PSDB: "Não está descartado que eu saia, mas vamos fazer aquilo que for melhor para Suzano", voltou a dizer. Para ele, será um trabalho de "Hércules" reorganizar novamente a cidade. 
Divulgação





Leci Brandão
No próximo dia 17 de novembro, na Câmara de Mogi, será realizada uma audiência pública com o tema "O Plano Estadual de Cultura e a Cultura Afro-Brasileira", que tratará de investimentos no segmento e celebrará o Dia da Consciência Negra. Será às 19 horas. No convite enviado aos jornais, o vereador Jean Lopes (PC do B), que organiza o evento, divulga o telefone do gabinete dele: 4798-9512, e o da deputada estadual Leci Brandão: 3886-6790.


Fonte:Mogi News