domingo, 13 de novembro de 2011

MAIOR REPRESENTATIVIDADE E RESPEITO DO ALTO TIETÊ NA REGIÃO METROPOLITANA


MOGI NEWS

Página publicada em 13/11/11
Cristina Gomes (interina)
Divulgação


Segundo turno
Além de Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquá podem ter segundo turno nas próximas eleições municipais em outubro de 2012. Pelo menos é o que aposta um grupo formado pela sociedade civil organizada e políticos. 


Campanha
Eles pretendem fazer uma grande mobilização política e uma espécie de campanha no Alto Tietê para incentivar os eleitores jovens e aqueles que estão morando no município, mas têm domicílio eleitoral fora, a transferir os títulos eleitorais para as cidades onde residem atualmente. 


Índice
Tanto Suzano como Itaquá estão bem próximas de atingir a marca de 200 mil eleitores. O segundo turno foi introduzido no País pela Constituição Federal de 1998 para os cargos executivos (presidente e vice-presidente, governadores e vice-governadores, prefeitos e vice-prefeitos). Se nenhum candidato obtiver a maioria dos votos válidos (isto é, excluídos os votos brancos e nulos), quando da realização do primeiro pleito, haverá segundo turno (exceto para as cidades com menos de 200 mil eleitores).


Estatística
Conforme o levantamento mais recente do Tribunal Superior Eleitoral, Itaquaquecetuba tem 191.095 eleitores e Suzano está com 186.357. Mogi passou para o grupo das cidades com segundo turno faz tempo e hoje são 268.193 pessoas aptas a votar.


Escolas
A ideia, conforme explicou o advogado Gustavo Ferreira, presidente do Diretório Municipal do PP de Mogi, é pedir autorização da Justiça Eleitoral para divulgar a ação nas escolas de Suzano e Itaquá entre os jovens, além de explicar os benefícios que a cidade ganha ao ter uma disputa em segundo turno: a possibilidade de candidatos preferidos terem um tempo maior para apresentar as suas propostas e enriquecer o debate político.


Colaboradores
A ação também tem o apoio de políticos e profissionais reconhecidos, como Rodrigo Ashiushi e o advogado José Raimundo de Araújo Diniz, de Suzano, a advogada Adriana Costa, de Itaquá, e vereadores das duas cidades, além das subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira