quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Câmara cria CEV do Aeroporto

SABRINA PACCA
A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou, ontem, por unanimidade, o Projeto de Resolução nº 7/2011, que cria a Comissão Especial de Vereadores (CEV) do Aeroporto, com a finalidade de "manter gestões junto aos governos estadual e federal" para que a Cidade receba o terceiro empreendimento deste tipo da Região Metropolitana de São Paulo. Presidida pelo vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR) e composta, ainda, por Jean Lopes (PC do B) e Emília Rodrigues (PT do B), a CEV pretende, inclusive, recolher assinaturas de moradores das 10 cidades do Alto Tietê para que, por meio do abaixo-assinado, pressione politicamente a União e o Estado a implantarem o aeroporto em uma área localizada no Distrito Industrial do Taboão.


As recentes declarações do governador Geraldo Alckmin (PSDB) sobre a importância de implantação deste terceiro aeroporto - bandeira levantada e defendida por O Diário - deram força, segundo Tobias, para a formação da Comissão. "Nós vamos trabalhar muito, agendar reuniões com o governador e também em Brasília, pedir estudos sobre a viabilidade da área que dispomos, trazer o pessoal da aviação para debates aqui na Câmara e pedir, principalmente, o apoio e o esforço dos nossos deputados federais para que coloquem Mogi das Cruzes como prioridade no recebimento deste benefício. Nós temos o local e a disposição para a construção do aeroporto e, logisticamente, somos perfeitos", salientou o presidente da CEV.


Ele disse, ainda, que além do abaixo-assinado com os moradores da Região, pretende recolher assinaturas de todos os prefeitos do Alto Tietê a fim de que ‘em uma força conjunta’, o empreendimento possa realmente vir para Mogi.


Para Tobias, o posicionamento de Alckmin, que nas últimas entrevistas e em visita no último dia 20 a Mogi, quando inaugurou a unidade local do Poupatempo, já manifestou a necessidade de desafogar o trânsito aéreo com o novo aeroporto, pode ajudar a Cidade na conquista. Embora o governador tenha informado que a decisão final do investimento caiba à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ele garantiu que o Estado vai participar dessa discussão e adiantou que, no que se refere ao melhor local para o empreendimento, há várias alternativas que estão sendo levantadas. Mogi das Cruzes é um dos locais cotados para sediar o novo terminal, agora disputado por São Bernardo do Campo.


Aliás, por solicitação de Alckmin, esta será uma das pautas mais urgentes a serem debatidas pelo Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, que tomou posse em setembro.


Na ocasião, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) chegou a dizer que fará gestões junto aos demais conselheiros e ao Estado para apresentar a área do Taboão como candidata ao recebimento do empreendimento.


Fonte:O Diário de Mogi