segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Saúde Aposentada acusa hospital de erro

Luzia de Pinho Melo nega falha que pode ter ocorrido durante uma cirurgia de reconstrução do intestino
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Valdivina Gonçalves da Silva cobra a realização de um novo procedimento em caráter emergencial
A família da aposentada Valdivina Gonçalves da Silva, de 58 anos, acusa a hospital Luzia de Pinho Melo de erro médico. A paciente foi operada em fevereiro e teria tido seu intestino ligado ao canal vaginal. Ao procurar o médico responsável pela operação, ela teria sido informada que houve um erro e encaminhada para novos exames que só seriam realizados em novembro. Ontem, a aposentada passou por exames na rede privada na tentativa de comprovar o erro. 
A história começou em 2010 quando ela apresentou complicações no intestino. "Durante a cirurgia para implantação de uma bolsa de colostomia, no fim do ano, meu intestino foi perfurado, então precisei de outra intervenção para retirar a bolsa", contou. A suspeita é que a falha tenha ocorrido durante a reconstrução do trato intestinal da aposentada. 
"Minha mãe ficou sofrendo calada durante um bom tempo por vergonha. Voltamos ao médico e descobrimos que o intestino dela está ligado ao órgão genital e que a reconstrução foi incorreta", explicou a filha da paciente Dinair Soares da Silva.


A família não pretende processar o hospital, mas reclama o direito de realizar exames e uma nova cirurgia em caráter emergencial. "A minha cirurgia foi marcada só para novembro. Alguma coisa tem de ser feita porque nem posso andar pela casa ou fazer o mínimo de esforço", desabafou a aposentada.




Resposta 
Em nota a direção do hospital negou que haja erro médico. De acordo com os responsáveis, a paciente foi acompanhada no ambulatório da unidade até agosto, quando passou a apresentar incontinência fecal e foi diagnosticada com uma fístula na região perineal (uma passagem anormal que liga o intestino à vagina e ao ânus). A unidade se comprometeu em prestar assistência e antecipou os exames marcados para terça-feira. Além disso, um proctologista irá examinar a aposentada na sexta-feira.


Fonte:Mogi News