segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Documentos

Daniel Carvalho



A descoberta de que o imóvel onde funciona hoje o Instituto Médico Legal (IML) de Mogi pertence ao Estado e não ao município surpreendeu médicos, funcionários e representantes da administração municipal.


Convênio
A Prefeitura de Mogi vinha fazendo manutenções no local porque acreditava que o terreno era de sua propriedade. Agora, quando o município quiser promover qualquer tipo de melhoria, terá que ser feito mediante convênio em comum acordo com o governo estadual. 
Lebre
O secretário de Segurança, Eli Nepomuceno, foi quem levantou a lebre ao ver o documento datado de 1956 mostrando que a área tinha sido doada à Secretaria de Estado da Fazenda, na época, pelo então prefeito Waldemar Costa Filho: "Todo mundo pensava que era do município", afirmou o médico responsável pelo IML, Zeno Morrone. 
Daniel Carvalho

Atendimento
Dois tipos de atendimentos são feitos no IML. Um deles: as autópsias, quando ocorrem mortes violentas ou suspeitas. Já o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), que funciona no mesmo prédio e é de responsabilidade do município, atende os casos de morte natural ou causa indeterminada.


Plantões
No passado, o prédio do IML já chamou a atenção pela situação precária e a falta de médicos. Só dois se revezavam nos plantões até então. Hoje a situação é mais confortável: são cinco, sendo que o ideal seria ter seis para dar conta das 30 autópsias por mês realizadas no local. Apesar disso, há sempre o que melhorar: "Precisamos de mais investimentos sempre". 
Pitoresco
Para Nepomuceno, o fato é curioso, mas do ponto de vista prático, nada muda. Muito provavelmente, o município continuará arcando com futuras melhorias do prédio, mas deverá fazer isso por meio de um convênio com o Estado autorizando as benfeitorias.


Daniel Carvalho

Ouvidoria
Os tablets (computadores de mão) que já estão rodando nas viaturas da Polícia Militar da cidade não servirão apenas para facilitar e acelerar o serviço dos policiais no atendimento das ocorrências.


Olhos a mais
O equipamento portátil também auxiliará a Ouvidoria do município. O policial, ao circular com a viatura e se deparar com algum problema, poderá comunicar o órgão municipal imediatamente.


Internet
As informações chegarão ao email da Ouvidoria, de mato em terreno baldio, lâmpada queimada, buraco na pista a vandalismo em placa de sinalização.


Linha direta
"Eu acredito que será uma ajuda muito importante para a Prefeitura. É algo positivo que não foi destacado durante o evento recente de entrega dos tablets, que ficou focado na função de auxiliar a PM somente. Teremos mais gente olhando toda a cidade", afirmou Eli Nepomuceno. A Ouvidoria se encarregará de encaminhar as informações para as secretarias competentes, que vão providenciar os reparos.


Facebook
A primeira dama de Mogi, Mara Bertaiolli, postou no Facebook um convite aos internautas: no próximo dia 28, haverá o lançamento da campanha Pense Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Será no Teatro Vasques. No dia 1º de outubro, está prevista também uma caminhada rosa com saída e chegada na praça Osvaldo Cruz. A mogiana Vanda Silva aproveitou para postar um comentário lembrando que as mamografias estão atrasadas na cidade.


Vistoria
A Comissão Permanente de Obras, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente da Câmara de Mogi irá vistoriar amanhã, às 10 horas, a Unidade Básica de Saúde de Jundiapeba. A comissão é presidida pelo vereador Jolindo Rennó e integrada por Osvaldo Ferreira dos Santos e Nabil Nahi Safiti.


Troca-troca
Ainda na linha troca-troca que deverá movimentar o cenário político até outubro está a vereadora Odete Sousa (PDT). Ela foi vista conversando com dirigentes do PP nos últimos dias. Por enquanto, nada confirmado. Mas onde há fumaça, tem fogo...


Esqueceram de mim
Por falar em PP, o presidente da legenda na cidade, Gustavo Ferreira, que em conversa com a coluna afirmou que ao partido não teria nenhuma cadeira no Legislativo do Alto Tietê, se esqueceu de mencionar o vereador de Biritiba Mirim, Marcio Francisco da Silva (PP), o Márcio do Busão. 
Mananciais
O deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) promoveu recentemente um encontro com os agricultores do município e região para solicitar a participação de todos na elaboração da Lei Específica de Proteção de Mananciais da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. Essas diretrizes serão necessárias para integrar o Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental (PDPA), que irá estabelecer as regras específicas de uso e ocupação das áreas protegidas. O principal objetivo da reunião foi chamar a atenção dos produtores sobre a necessidade de todos participarem do processo de elaboração do projeto, que, além da ocupação de áreas, determina também a cobrança pelo uso da água.
e-mails do leitor
Funcionalismo
Os funcionários públicos são muito importantes para fazer o governo funcionar e levar eficiência ao setor público prestando, de forma adequada, serviços demandados pela população. Entretanto, muito se questiona a respeito do quantitativo de pessoas que trabalham ou exercem atividades no governo. Será que a quantidade dos funcionários públicos no Brasil é muito grande? Será que não poderia ser menor? Nos últimos anos onde ocorreu o maior aumento de empregados: no setor público ou no setor privado? Recentemente, o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas apresentou um trabalho onde descreveu em detalhes a variação do número de empregados do setor público brasileiro, notadamente os pertencentes ao governo federal. De acordo com essa publicação, o número de empregados existentes no governo federal em 2010 é menor do que existia em 1991. Somente a partir de 2004 é que o quantitativo dos que são contratados é superior dos que se aposentam anualmente. Mesmo considerando o período em que ocorreu o maior número de contratações, o aumento do número destes é muito inferior ao verificado no setor privado. No período de 2003 a 2010, a ocupação no setor público brasileiro (englobando o governo federal, os governos estaduais e os municípios) foi de 30,2%, sendo que no setor privado esse aumento para esse mesmo período foi de 62,3%. Atualmente, existem 9,4 milhões de funcionários públicos no Brasil nas três esferas de governo. Realmente, existem muitas falácias quando se critica o quantitativo de funcionários públicos no Brasil. Existem demandas que são urgentes notadamente nas áreas de segurança pública, saúde e educação que somente podem ser atendidas de forma adequada com a contratação de pessoal. No setor público é onde estão os empregados mais capacitados, se eles se sentirem prestigiados certamente oferecerão à sociedade brasileira serviços de qualidade e com respeito aos cidadãos. É isso que o povo brasileiro espera de todos os órgãos do setor público.


Francisco Castro
www.franciscocastro.com.br
Imagem do dia
Adriano Vaccari

Precaução
Dono de motocicleta não quis dar moleza para o azar. Deu um jeito de prender bem o veículo a um poste próximo da UBC.


Fonte:Mogi News