quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Patrimônio João Francisco Chavedar é eleito o novo presidente do Comphap


Secretário de Planejamento de Mogi foi indicado ao cargo para comandar reestruturação no conselho
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Chavedar foi surpreendido pela indicação ao cargo, mas topou o desafio e agora já traça planos para o Conselho do Patrimônio
Eleito na manhã de ontem presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico (Comphap) de Mogi das Cruzes, o secretário de Planejamento João Francisco Chavedar vai comandar uma reestruturação na entidade durante o próximo ano e meio. Uma das principais modificações deve ser a criação de meios de compensação financeira para os proprietários de imóveis a serem tombados. Além de implantar projetos como o que prevê a criação de câmaras técnicas, a nova diretoria do conselho também vai propor mudanças na lei que criou o Comphap na cidade.


O arquiteto Paulo Pinhal será o vice-presidente. Ele era o segundo candidato à presidência do conselho e após a votação foi indicado a vice pelos conselheiros. Juntos, os dois devem tratar da reformulação do Comphap burocrática e estruturalmente. 
Chavedar irá aproveitar o bom trânsito na Prefeitura para tratar com a administração e a Câmara de Vereadores das mudanças necessárias na legislação acerca do conselho, enquanto Pinhal deve tratar da implantação dos projetos que trouxe como proposta para a eleição.


A próxima reunião do conselho já vai contar com a nova diretoria. Até o dia 20 de setembro, Chavedar deverá tomar ciência dos projetos em andamento. Ele não era candidato à presidência e foi surpreendido pela indicação de parte dos conselheiros. Falou que não vê problemas para conciliar a entidade e os trabalhos da Secretaria pelo baixo número de projetos que o Comphap analisa e por estar resguardado de bons conselheiros e do vice-presidente. 
"Os próximos passos são basicamente a revisão da legislação, que temos alguns problemas. Queremos abrir um leque muito grande e trazer uma estrutura grande para a Secretaria de Cultura. Tentar fazer com que a Divisão de Patrimônio ganhe um corpo maior e tentar trazer a iniciativa privada para nos ajudar principalmente nos processos de inventário dos bens a serem tombados. Além disso, principalmente, verificar a questão da legislação para que os proprietários de imóveis tombados tenham algum instrumento de compensação financeira", disse.




Valor
Conscientizar a população da importância em preservar o patrimônio é uma das prioridades para Pinhal. "O Comphap evoluiu muito nesses últimos anos. Vamos instalar as câmaras técnicas e cursos na área de restauro e reconstrução além de conscientizar a população a respeito da preservação do patrimônio da cidade", disse. A nova gestão do Comphap terá dois anos para desenvolver estas ações. Chavedar, porém, deve sair em julho por questões envolvendo as eleições municipais.




Composição do Comphap
João Francisco Chavedar: presidente
Paulo Pinhal: vice-presidente
Eliana Mangini: secretária-geral
Anderli Ginane: secretária-adjunta
Benedita Amália de Souza: relações públicas


Fonte:Mogi News