quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Alerta Cidade tem mais um registro de meningite


Prefeitura informou que a Vigilância Epidemiológica acompanha mais uma notificação de doença meningocócica. É de um morador da Vila Natal
A Vigilância Epidemiológica Municipal recebeu uma nova notificação suspeita de doença meningocócica. Segundo informações oficiais, o órgão já tomou todas as providências necessárias para garantir o bloqueio preventivo da doença. A vítima é um jovem de 15 anos, morador na Vila Natal, que está internado na Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes. Seu estado de saúde é considerado estável. 
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Sylvia Maria Abrantes Gomes, todas as providências já foram tomadas para o bloqueio da doença junto às pessoas que tiveram contato íntimo e prolongado com a vítima. "Nossa equipe foi à casa da família para realizar a quimioprofilaxia indicada pelo Ministério da Saúde para este tipo de ocorrência", explicou ela, salientando que a nova notificação não tem qualquer ligação com o óbito de uma senhora registrado na semana passada. A mulher, de 41 anos, moradora na Vila Cintra, esteve em viagem pelo Sul de Minas Gerais entre os dias 9 e 14 de agosto. Ao retornar para Mogi, já com alguns sintomas, ela foi levada para um hospital particular, onde ficou internada e, infelizmente, acabou falecendo. Material biológico da paciente foi encaminhado para análise do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. "Solicitamos exame para tipagem do agente causador, no caso de meningite meningocócica, bem como exames para outras doenças hemorrágicas semelhantes à meningite, já que a região para onde a senhora e sua família viajaram também é foco para transmissão de dengue", explicou Sylvia Maria.


Do início de janeiro até ontem, de acordo com as informações oficiais, foram registrados 29 casos de meningite em Mogi das Cruzes, sendo oito meningocócicas. Todas as meningites são transmissíveis, virais ou bacterianas, mas cada tipo exige uma medida preventiva diferente. "Em qualquer caso, algumas medidas de prevenção são importantes, como manter os ambientes sempre muito bem arejados e limpos e evitar aglomerações", orienta a médica da Vigilância Epidemiológica, Tereza Nihei.


Os sintomas iniciais da meningite são febre alta e vômito em jato, que podem ser confundidos com quadro de gripe forte ou virose. Por este motivo, a principal recomendação é para que os pais levem a criança para uma unidade de saúde tão logo percebam qualquer um dos sinais.


Fonte:Mogi News