quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Thamara no PMDB


Amilson Ribeiro

Nem bem deixou a presidência do Diretório Municipal do PSC, na semana passada, a publicitária Thamara Strelec, 29 anos, já é assediada por vários partidos políticos. Entre as legendas que praticamente disputam a tapa o registro da jovem ruiva, ex-candidata à Prefeitura nas eleições de 2004 e vice de Luiz Carlos Gondim Teixeira em 2008, está o PMDB.




Legislativo 
O motivo para as negociações, que tiveram avanço significativo nos últimos dias, é o cumprimento à Lei Eleitoral que determina que partidos ou coligações reservem parte das candidaturas a mulheres. O PMDB, segundo apurou a coluna, com dirigentes, pretende lançar Thamara à Câmara Municipal.


Maurício Sumiya/ Daniel Carvalho





Disputa 
Resta saber como ficará a distribuição de votos entre Thamara e os demais pretensos candidatos do partido, em especial dois atuais vereadores: Geraldo Tomaz Augusto, presidente do Diretório Municipal, e Mauro Araújo, presidente da Câmara Municipal (que está com um pé no PMDB), além de Benedito Faustino Taubaté Guimarães, que está na suplência, e o secretário-adjunto de Saúde, Marcello Delascio Cusatis. Todos são considerados fortes "puxadores de votos". 




Sem atrito
Aliás, foi exatamente para evitar embate com um vereador da atual legislatura, Olímpio Ossamu Tomiyama, que está em vias de assinar com o PSC, entre outros motivos, como "falta de diálogo entre dirigentes", que Thamara alegou à coluna estar "pretensa a deixar a legenda". 


55 disputado
Não bastassem as denúncias de irregularidades e pedidos em série de impugnação de certidões para evitar o registro do PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, há ainda outro empecilho: ter o número 55 para representar a legenda. Segundo o jornalista do Diário de S. Paulo, Ancelmo Góis, a numeração também é pretendida pelo PPL (Partido Pátria Livre), criado pelo antigo grupo de esquerda MR-8. 


Corrida
Para manter a fama de prefeito de ritmo acelerado e esportista, Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) aproveitou ontem a solenidade de divulgação da programação do aniversário de 451 anos da cidade para convocar todos os 16 secretários municipais a participar da corrida de rua que acontecerá no dia 4 próximo, como parte das comemorações. 


Atleta
Alguns secretários declinaram do convite com a cabeça, mas outros toparam, como o secretário de Segurança Eli Nepomuceno, que é coronel da reserva da Polícia Militar, que aceitou de pronto do desafio. O secretário de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, chegou a aceitar o convite com gesto tímido da cabeça. O prefeito logo explicou: "Desde que seja em cima de uma motoneta fazendo escolta dos participantes, acho que não terá problemas, não é José Luiz?". Arrancou risos do público.


Daniel Carvalho





Agora vai, será? 
Fontes dignas de crédito garantem que nas próximas semanas, provavelmente na primeira quinzena de setembro, terão início as tão esperadas obras de construção do Hotel Íbis, no Socorro. O projeto para a construção do prédio de dez andares, aprovado pela administração municipal, já teria sido retirado pela direção do grupo Lis, proprietário da área. A sondagem do terreno, processo inicial de construções, também já teria sido executada.


Protesto
Integrantes do Sindicato dos Bancários e trabalhadores do setor realizam hoje um protesto para denunciar más condições de trabalho da categoria. Também vão apresentar ainda as principais reivindicações da Campanha Nacional de 2011.


Panfletos
A manifestação acontecerá em dois momentos: às 9 horas, no largo do Rosário, e depois em passeata até a Avenida dos Bancos. Os bancários prometem fazer distribuição de panfletos e manifestações em frente às agências bancárias.


Reajuste
Os bancários querem dar prosseguimento na campanha salarial. A categoria quer reajuste salarial de 12,8% (composto por aumento real de 5% mais reposição da inflação projetada em 7,5%), PLR de três salários mais R$ 4.500, valorização do piso, aumentos no vale-refeição e alimentação. A data base dos bancários é 1º de setembro. 


EDP
O vereador Jolindo Rennó Costa (PSDB) agendou para o próximo dia 29, segunda-feira, às 14 horas, reunião com diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica e a EDP/Bandeirante. O encontro é para discutir a resolução 414, que trata de várias mudanças do serviço público, e apurar queixas de demora no atendimento e corte de abastecimento em residências do município.
Imagem do dia
Daniel Carvalho

Hora da xepa
Com banquinho improvisado, rapaz remexe em caçamba ao fim do movimento do dia no Mercado do Produtor, antiga Cobal.


e-mails do leitor


Trânsito
Gostaria de expressar minha opinião quanto ao trânsito de Mogi. As pessoas devem ter consciência e pensar da seguinte maneira: houve aumento significativo de veículos, se tem compromisso com hora marcada, tem que sair com antecedência. É lógico e mais do que evidente que não cabe todo mundo no mesmo lugar ao mesmo tempo. E essa rotatória deveria ser um cruzamento, pois seria mais fácil para sinalizar e o trânsito fluir melhor.


Orlando
obpires@yahoo.com.br


Apelo
Tive o prazer de ler a reportagem realizada pelo Mogi News a respeito dos imóveis abandonados em Mogi das Cruzes e gostaria de colocar aqui minha indignação de nossa Prefeitura. Já enviei e-mail, já conversei com pessoas a respeito do imóvel localizado ao lado do posto próximo ao Caputera, em frente ao supermercado Extra, e próximo ao Conjunto Nova Bertioga, local utilizado constantemente para venda e uso de crack, e a polícia não faz nada, a Prefeitura não faz nada. Pergunto: será que vamos ter de voltar aos tempos do velho oeste? Novas cracolândias se abrem em imóveis abandonados e ninguém faz nada. 
Celso Aires Pimenta
celso.pimenta@hotmail.com


País laico
Sobre a ação que o Ministério Público Federal em São Paulo moveu contra uma emissora de TV e uma Igreja pela veiculação de mensagens ofensivas contra pessoas ateias, o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias, disse que as declarações ferem a Constituição Federal e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Absolutamente correto. Mas ele ainda afirmou o Brasil é um Estado laico. Isto é não é correto! 
Silva Jatiacy
jatiacy@estadao.com.br.


Fonte :Mogi News