terça-feira, 23 de agosto de 2011

Exército vai homenagear autor da Bandeira de Mogi


As comemorações em homenagem ao Dia do Soldado, na próxima quinta-feira, às 10 horas, no Quartel do Comando da Aviação do Exército, vinculado ao Comando Militar do Sudeste, em São Paulo, incluirão a entrega de um diploma de Colaborador Emérito do Exército ao cirurgião dentista mogiano, Domingos Geraldo Sica. Tal informação chegou a ele por meio de um ofício assinado pelo general de Brigada, Eduardo Diniz, comandante da Aviação do Exército, na Capital, que lhe transmitiu, em nome dos integrantes do Exército Brasileiro, "efusivas congratulações pela merecida distinção". A homenagem a Sica se deve a um fato especial: foi ele quem, ao criar a Bandeira de Mogi, incluiu nela o desenho de uma cobra fumando, numa referência ao símbolo da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que representou o Brasil na Segunda Guerra Mundial e combateu as forças totalitárias de Hitler e seus aliados nos campos gelados da Itália. A presença de tal símbolo na Bandeira lembrava que Mogi foi a Cidade brasileira que mais soldados enviou para a Segunda Guerra. Uma pesquisa do Exército teria descoberto que de todas as bandeiras dos municípios brasileiros a de Mogi teria sido a única a fazer tal referência. A Bandeira de Mogi foi criada em 1956, pelo então estudante Domingos Geraldo Sica. Instituída e oficializada pela Lei Municipal nº 804, em 29 de novembro daquele ano, a Bandeira possui três faixas horizontais nas cores preta, branca e vermelha, representando as raças que formaram a população da Cidade, além de portar referências à Santíssima Trindade, à padroeira Santana e a expansão dos bandeirantes pelo interior do País. Traz ainda o Brasão e a cobra da FEB.
Com o papa
Conforme a coluna havia antecipado, o papa Bento XVI anunciou, domingo último, em Madri, na Espanha, que o Rio de Janeiro irá sediar a 27ª edição da Jornada Mundial da Juventude, em 2013. A Diocese de Mogi deve iniciar, ainda este ano, os preparativos para a participação dos jovens do Alto Tietê no evento.

Balanço
O presidente Angelo Criscuolo e demais diretores da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar de Mogi convidam para café da manhã, dia 27, na sede, à Rua dos Aposentados, 495, Alto do Ipiranga. Além de um balanço de 18 meses de gestão, prometem novidades e ainda "esclarecer boatos" sobre a entidade.

Trabalho
Até a tarde de ontem, tramitavam pela Câmara de Mogi exatos 12 projetos de lei de autoria de diferentes vereadores dando novas denominações a ruas existentes em vários pontos da Cidade.

Homônimos
Edivaldo Souza, o radialista, liga para dizer que não é ele o Edivaldo de Souza que aparece como presidente do PRB, na Justiça Eleitoral. E que também não tem planos de se candidatar a vereador. Afirma que só aceitou ser 2º tesoureiro do PSD, atendendo a um pedido do amigo e antigo companheiro de PM, Nobuo Xiol.

Fonte:O Diário de Mogi