quarta-feira, 22 de junho de 2011

Só educação

Maurício Sumiya/ Divulgação



O deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, acha que a carta elogiosa da presidente Dilma Rousseff (PR) endereçada ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, por ocasião do aniversário de 80 anos do tucano, ocorrido há dez dias, é apenas uma expressão de educação da chefe do Executivo e não expressa seu sentimento. Boy deu entrevista ontem à jornalista Marilei Schiavi, para a Rádio Metropolitana.






Metamorfose
Boy, que sempre se colocou como inimigo de FHC, até porque permaneceu os oito anos de mandato do sociólogo a pão e água com seu partido, que era o PL, avalia que Dilma só fez o que fez com FHC porque é início de governo e tudo são flores. "Veja que o Lula, no início do mandato, também elogiava FHC. Depois o discurso mudou", comentou o deputado.








Sem cabresto
As saídas de Antonio Palocci e Luiz Sérgio da coordenação política do governo teriam ocorrido em razão da pouca autonomia dada aos dois por Dilma. É o que deixou inferir Boy, que declarou: "O que se espera é que, agora, com duas mulheres (Gleisi Hoffmann e Ideli Salvatti), tudo seja mais rápido e flexível e o relacionamento do governo com o Congresso Nacional se acerte." 






Na calculadora
O PR, atual legenda comandada por Boy em nível nacional, filiou ontem mais uma leva de candidatos com potencial de votação comprovado nos últimos pleitos em Mogi. O atual presidente da legenda, Marcos Damásio, totalizou em 8.645 votos o que foi obtido pelos oito filiados do início do ano (Cabo Chico, Edinho Camillo, Devanir Barbosa, Sargento Simões, Nani Ferreira Alves, Sérgio Henrique, Hamilton Soares e Professor Jefferson). 
Amilson Ribeiro



Até o Bubu
Damásio disse ainda que mais oito pré-candidatos a vereador com boas votações em 2008 confirmaram ontem suas filiações. As ex-vereadoras Carla Rezende e Léia Macedo, o ex-prefeito de Biritiba, Jairo Molina, o artista plástico Cachamba, o comerciante Eduardo Higa, o também ex-concorrente Bessi, e o Tiririca mogiano, ninguém menos do que o conhecido "Boca de Garoa" Palhaço Bubu.


Divulgação





Frevo ambulante
O apelido "Boca de Garoa" deve-se, segundo uma fonte, ao fato de Bubu deixar seus interlocutores completamente molhados depois de alguns segundos de conversa próxima, devido ao lançamento pródigo de saliva à média distância. "É bom para refrescar a cabeça dos mais estressados!", ironizou a tal fonte. "Só falo com o Bubu com um guarda-chuva na mão", arrematou.




Novo Tiririca
Bubu, aliás, estaria nos planos de Boy para ter uma campanha pródiga e tentar reeditar na TV a performance que Tiririca teve nas eleições para deputado, conforme já publicado pela coluna. O palhaço mogiano encarnaria o voto de protesto e consolidaria mais 15.264 votos obtidos em eleições anteriores, fechando o que poderia ser chamado, em tom ufanista, de super-PR.


Divulgação





Cobra morta
No total, Damásio acha que a legenda somará 45 mil votos, assegurando a obtenção de cinco cadeiras no Legislativo para 2013. Ele diz que mata a cobra e mostra o pau. "Todo mundo fala, fala e não mostra nada. O PR mostra", desafiando os caciques de outras legendas.


História do Zezé
Desses pré-candidatos, o médico Jairo Molina merece ter a história realçada. Ele era candidato a vice-prefeito de Biritiba em 1988, na chapa de José de Melo Oliva, o Zezé Oliva, quando presenciou o atentado a bala que matou o companheiro de jornada. Tentou, sem sucesso, socorrê-lo a tempo de salvar sua vida. 


Prefeito por acaso
O crime, que tirou a vida de Zezé, ocorreu no dia 12 de novembro de 1988, três dias antes do pleito, daí a impossibilidade de se tirar o nome do candidato a prefeito da cédula de papel. Em meio a uma comoção sem precedentes, Molina acabou eleito prefeito e administrou a cidade durante quatro anos.


Guilherme Bertti



Conexão regional
Na época, as investigações apontaram para uma conexão motivada pelo tráfico de drogas, que teria no Aeroclube do Hiroí uma base de distribuição. Um policial militar, que era bicheiro, e um político de Guararema, os dois falecidos alguns anos depois, foram tidos como mandantes da execução de Zezé.


Ricos e famosos
Zezé era avô do atual prefeito de Biritiba, Carlos Alberto Taino Júnior (PSDB), o Inho, e havia sido prefeito da cidade em meados dos anos 60, quando distribuiu sítios para artistas famosos, como os cantores Ronnie Von e Altemar Dutra.


Fonte:Mogi News