sexta-feira, 20 de maio de 2011

Movimento pressionará Alckmin

Movimento pressionará Alckmin


SABRINA PACCA





Os membros do Movimento "Aterro, Não!"devem comparecer em peso, na próxima terça-feira, às 13 horas, em Biritiba Mirim, durante a visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que irá inaugurar o Pronto-Atendimento daquele município. O objetivo do grupo é pressionar o tucano para impedir a realização da audiência pública do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do projeto de um aterro sanitário que a construtora Queiroz Galvão tanto quer instalar no Distrito Industrial do Taboão, à revelia dos mogianos.
Segundo o presidente da Organização Não Governamental Guerrilheiros do Itapeti, Mário Berti Filho, o Movimento deve entregar um documento ao governador explicando os motivos pelos quais Mogi das Cruzes não pode receber este lixão. "Vamos lá com faixas, cartazes e pretendemos dar ao Alckmin um dossiê sobre este caso. Nossa ideia é pressioná-lo e fazer com que o secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, desista dessa audiência", salientou Berti Filho.
Os membros da Frente Parlamentar Contra a Instalação do Aterro no Taboão, presidida pelo deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), também devem marcar presença em Biritiba. "Vamos explicar ao Alckmin que este projeto da Queiroz Galvão não pode vir para o Taboão porque vai nos prejudicar demais", comentou o deputado.
Consema
Tanto os membros do Movimento "Aterro, Não!" quanto da Frente Parlamentar devem comparecer à reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), marcada para a próxima quarta-feira, às 9 horas. Será neste encontro que o órgão irá decidir se acata ou não o pedido do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) de adiamento da audiência pública.
Da mesma forma, o presidente da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Marco Soares, estará presente e, ainda, deve falar em nome da Cidade, pela OAB. Ontem, ele se encontrou com o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem, Carlos Alberto Maluf Sanseverina, que também integra o Consema, para pedir apoio à causa dos mogianos. "Ele concordou com o nosso posicionamento e vai nos respaldar no que for preciso. Porém, a presença do prefeito nessa reunião é indispensável para que tenhamos um bom resultado porque o Bertaiolli poderá se manifestar e a voz dele pesa muito", lembrou Soares.
No entanto, o chefe do Executivo já avisou que não irá ao encontro, que coincide com o lançamento da pedra fundamental da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Bertaiolli informou que designará o coronel Milton Sussumu Nomura, comandante da Polícia Ambiental do Estado para representá-lo.

Fonte:O Diário de Mogi