sexta-feira, 20 de maio de 2011

jundiapeba: Pronto Atendimento será entregue até julho

jundiapeba
Pronto Atendimento será entregue até julho
Unidade de saúde 24 horas irá desafogar o Pró-Criança. A previsão é de que o prédio da Unica também fique pronto no segundo semestre
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Bertaiolli entregou cartões do novo sistema de saúde aos usuários do serviço público ontem, durante visita ao Cras de Jundiapeba
A unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Jundiapeba deve ser entregue até o fim de julho. A estrutura terá como principal objetivo desafogar o Pró-Criança. Além desse investimento, a previsão é de que a Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) seja entregue também no segundo semestre. As informações foram divulgadas na visita do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do distrito.

Os moradores de Jundiapeba puderam ter contato com o novo Sistema Integrado de Saúde (SIS) implantado nas últimas semanas na cidade. O prefeito aproveitou para entregar simbolicamente sete cartões. "A meta é ir a todos os postos de saúde. Estamos tendo uma boa acolhida das pessoas. O sistema que passou a funcionar dia 5 de abril, na verdade, começou a ser desenvolvido em outubro do ano passado para garantir o seu funcionamento", explicou. Ele contou que três unidades que seguem o modelo do Pró-Criança serão inauguradas na cidade. "Nós estamos fazendo três novas estruturas de pronto atendimento. Aproveitamos as instalações já existentes dos postos 24 horas e inserimos farmácia, raio-X digital e pediatra 24 horas por dia. A unidade do Jardim Universo já está funcionando, o que ajuda a desafogar o Pró-Criança. No dia 20 de junho a unidade na Vila Suissa, em César de Souza, será entregue. No fim de julho será a vez de Jundiapeba", acrescentou.

Com o sistema implantado recentemente o Ligue Médico foi aposentado. "Quando o Ligue Médico funcionava eram cerca de 60 mil ligações por mês. Com o novo sistema foi para 47 mil, o que representa 13 mil ligações a menos. Até agora quatro mil agendamentos foram feitos pela Internet e cinco mil retornos foram marcados", destacou Bertaiolli.
Uma das questões levantadas pelas pessoas que participaram do evento foi em relação à marcação de consultas com médicos especialistas. "O Unica contará com vários serviços. Teremos especialistas e uma grande estrutura. Inclusive, com uma piscina para as pessoas com mais de 60 anos poderem fazer hidroginástica. O local apenas não poderá comportar internações, mas acredito que até pequenas cirurgias poderão ser feitas", explicou.
O prefeito destacou o início das obras da unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 25, às 10 horas. "É uma expectativa muito grande. Conseguimos o terreno, fizemos a terraplanagem e a AACD abriu a licitação para a empresa que vai construir o prédio e ela também já foi definida. Esperamos que até o fim do ano o prédio seja construído", informou. Ele disse que, no dia do lançamento da pedra fundamental, cofres para a arrecadação de moedas começarão a circular pela cidade. "Queremos no próximo Teleton levar esse valor para a próxima cidade que irá receber uma unidade da AACD", relatou.

Fonte:Mogi News