sexta-feira, 20 de maio de 2011

Enfim: Primeiro skinhead vai a julgamento

Enfim
Primeiro skinhead vai a julgamento
Depois de sete anos e cinco meses, famílias das vítimas e sobrevivente do crime terão uma resposta da Justiça
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya
Dona Olivina, mãe de Clayton, está ansiosa e espera há quase 8 anos que a Justiça seja feita
A Justiça deve decidir nas próximas horas o futuro de Juliano Aparecido de Freitas, o Dumbão, um dos três skinheads que na noite de 7 de dezembro de 2003 teria forçado os amigos Flávio Augusto do Nascimento Cordeiro e Clayton da Silva Leite a pularem de um trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em movimento, na estação Brás Cubas. A atitude do trio provocou a morte de Clayton, na época com 19 anos; Flávio, 23, perdeu um braço.

Para as famílias das vítimas, o dia de ontem foi tenso e cercado de angústia. A mãe de Clayton, Olivina da Silva Leite, estava visivelmente ansiosa. Ela contou que acordou às 3 horas e, mesmo sob efeito de calmantes, não conseguiu mais dormir. Cansada pelos mais de sete anos de espera, a dona de casa não hesita em afirmar que vê a possível condenação de Dumbão com desconfiança. "Eles praticaram o crime mais bárbaro do mundo e estão livres porque têm dinheiro. O Danilo (Gimenes Ramos) não ficou um único dia na cadeia. Quero que Deus me dê forças para aguentar o dia de amanhã (hoje) e que não me permita morrer antes de ver os três na cadeia. Nem de trem eu ando mais desde o dia da tragédia. Meu filho foi o melhor amigo que tive na Terra e confesso que desconfio da Justiça nesse País", desabafou.

Flávio, que sobreviveu ao ataque dos skinheads, também estava ansioso. No entanto, se dizia confiante. "Não sei como vou fazer para dormir porque estou esperando por este dia há 7 anos. Espero que ele receba a pena que a gente pensa, de 25 anos. Estou bastante confiante, vou tentar dormir bem porque só quero sair do Fórum quando acabar o julgamento". Ele contou que ainda não imaginou como será rever Dumbão. "Não os vejo há muito tempo".

A mãe de Flávio desabafou. "Estou ansiosa, angustiada, com a pressão alta e nervosa. Esperamos tanto tempo e tomara que a Justiça comece a ser feita".

O julgamento de Dumbão é o primeiro dos três. Em setembro, ainda sem data definida, será a vez de Vinicius Parizzato, o Capeta, ser julgado. O caso mais complicado é o de Danilo, cujo processo está em fase de recurso no Tribunal de Justiça e, por isso, o juiz não faz ideia de quando ele poderá ser julgado. Os três respondem por homicídio triplamente qualificado.

Fonte:Mogi News