sexta-feira, 20 de maio de 2011

inclusão: Urnas para censo são recolhidas

inclusão
Urnas para censo são recolhidas
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Guilherme Bertti
Valeriana diz que há 2.187 pessoas com deficiência nas escolas
Cinquenta urnas das 300 do Censo de Inclusão que foram espalhadas por vários pontos de Mogi das Cruzes já foram retiradas das ruas. O balanço parcial registra 900 formulários, que vão ser entregues a uma empresa, que fará o levantamento das pessoas portadoras de deficiência no município. A campanha terminaria este mês, mas a Prefeitura decidiu prorrogar o prazo para o fim de junho.

A secretária municipal de Assistência Social, Marinês Piva, afirmou que um dos motivos para o prazo ter sido estendido é que algumas urnas foram colocadas um tempo depois das primeiras. "Nas escolas estaduais, por exemplo, elas chegaram depois", disse a secretária.

O principal objetivo do censo é saber quantas pessoas são deficientes em Mogi. Por meio dessa pesquisa, políticas sociais específicas poderão ser desenvolvidas com mais eficiência para atender este público. "Estamos separando os cadastros por região. A ideia é fazer o mapeamento da cidade, levando em conta a faixa etária das pessoas, o grau de escolaridade e o tipo de deficiência. Por isso, vamos estabelecer esses parâmetros para a empresa que for contratada", explicou Valeriana Silva Alves, responsável pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Valeriana contou que a empresa será contratada para dar mais transparência ao projeto. "Estamos em um processo burocrático ainda para escolher entre três empresas. Será selecionada a que apresentar o melhor orçamento", informou. Ela afirmou que um levantamento realizado há pouco tempo constatou que existem 2.187 pessoas com deficiência em escolas municipais, estaduais e particulares. "Tínhamos também o número de pessoas que tinham carteirinha de ônibus, mas não são apenas as pessoas deficientes que têm isso".

Marinês salientou que a adesão ao censo está sendo grande: "Notamos isso principalmente nos mercados, porque são lugares onde há um grande movimento de pessoas", explicou.

Fonte:Mogi News