sexta-feira, 6 de maio de 2011

Informatização, saída para Vara Distrital de Braz Cubas



Informatização, saída para Vara Distrital de Braz Cubas



 Santana de Parnaíba, Cidade localizada na Grande São Paulo, recentemente atingida por uma grande enchente, que invadiu residências e prédios públicos, destruindo propriedades, arquivos e documentos públicos pode servir de exemplo para a solução de um grave problema de Mogi das Cruzes, as péssimas condições atuais do Fórum Distrital de Braz Cubas. Passadas as cheias, a Cidade optou por informatizar a maior parte de seus documentos e manter todo o material digitalizado em local a salvo dos perigos de uma nova enchente. O exemplo de Santana de Parnaíba deverá ser utilizado pela 17ª Subseção de Mogi das Cruzes da Ordem dos Advogados do Brasil para propor algo semelhante ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Como forma de minimizar os custos de uma ampla reforma no prédio que abriga, em precárias condições, a atual Vara Distrital de Braz Cubas, o presidente da OAB local, advogado Marco Antonio Pinto Soares Júnior, quer propor ao novo presidente do TJ, José Roberto Bedran, que em lugar de um grande investimento para restaurar toda a área do imóvel da antiga Fábrica de Pianos Schwartzmann a serviço da Justiça, reduza o espaço reformado e invista pesadamente na informatização, diminuindo consideravelmente as áreas destinadas a processos, arquivos e afins. A maioria da papelada seria transformada em material digitalizada, ganhando espaço, agilidade e qualidade no trabalho. Para apresentar tal ideia, no entanto, o presidente Marco Soares terá de aguardar que seja marcada a próxima reunião dos mogianos com o presidente do TJ. Data para isso, por enquanto, ainda não existe.



Visita

A perita da Polícia Nacional do Japão, Akemi Shibuia, irá visitar amanhã, às 10h30, a Base Comunitária da Polícia Militar de Mogi, localizada no Bairro do Pindorama. O local adota um modelo pioneiro de policiamento comunitário desenvolvido com base num modelo japonês, onde o único policial que reside na Base é responsável por resolver todas as pendências relacionadas à segurança do local.



Lançamento


Será no próximo dia 25 de maio o lançamento da pedra fundamental do hospital que a Associação de Apoio à Criança Deficiente (AACD) irá construir em Mogi das Cruzes. Com o terreno já regularizado e o projeto aprovado pela Prefeitura de Mogi, a direção da instituição está concluindo a contratação da empresa que ficará responsável pela obra, localizada em área institucional do Loteamento Bella Cittá, no Rodeio.



Avenida


O prefeito Marco Bertaiolli está contando com a influência do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR) junto ao Ministério dos Transportes para a liberação dos recursos necessários às obras de prolongamento da Avenida Guilherme Giorgi, no trecho entre os distritos de Jundiapeba e Braz Cubas. O que deveria ser prioridade para o início do atual exercício já foi estrategicamente adiado para o segundo semestre, apesar do pedido de urgência encaminhado ao Ministério, em Brasília.



Urutau (?)
A propósito da foto do pássaro identificado como urutau mostrada ontem, na seção Cotidiano, a coluna registra a mensagem do leitor Robson do Santos, afirmando que "na verdade, o pássaro é o ‘mãe-da-lua’, que é da mesma família do urutau (Nyctibiidae), encontrado na Região Norte do Brasil. Na nossa Região, diz o leitor, as espécies encontradas mais facilmente são a "mãe-da-lua-gigante" (Nyctibius grandis), "mãe-da-lua-parda" (Nyctibius aethereus) e "mãe-da-lua" (Nyctibius griseus).


Fonte: O Diário de Mogi