sábado, 7 de maio de 2011

Transporte: Mogi será primeira a ter o Bilhete Único

Transporte
Mogi será primeira a ter o Bilhete Único
Parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a CPTM permitirá integração tarifária entre o sistema de transporte coletivo e o de trens
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Mário Manoel Bandeira (à esq.), presidente da CPTM, participou ontem de inauguração em Poá
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) já está analisando o pedido de integração das linhas do Sistema Integrado Mogiano (SIM) com os trens da companhia, protocolado pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) em janeiro. A implantação do Bilhete Único deve acontecer antes mesmo da construção da passarela que ligará o Terminal Central à Estação Mogi das Cruzes.

O presidente da companhia, Mário Manoel Seabra Rodrigues Bandeira, disse que o projeto é totalmente viável e que os estudos já estão bem avançados. Mesmo assim, Bandeira evitou falar em prazos. Ele participou ontem da inauguração da nova passarela da CPTM no Conjunto Alvorada, em Poá.
A proposta é integrar o sistema de transporte municipal com o estadual, dando a possibilidade de o usuário pagar apenas uma tarifa para utilizar o ônibus e a ferrovia, a exemplo do que já acontece em São Paulo com o Bilhete Único. Segundo Bandeira, Mogi será a primeira cidade do Alto Tietê a fechar a parceria. A integração das linhas já funciona em Barueri, Mauá e Itapevi. "Este pleito foi feito pelo prefeito no início do mês. É viável e nossa equipe técnica está discutindo as integrações e os estudos adicionais que precisam ser feitos. Teremos que conversar com o prefeito depois para resolver como vai funcionar a política tarifária do município", explicou.

A construção da passarela que ligará o Terminal Central, na rua professor Flaviano de Melo, com a Estação Mogi das Cruzes, na Adhemar de Barros, também não foi descartada. "Só preciso conhecer melhor o projeto e fazer algumas avaliações", disse o presidente.
Os estudos para a implantação da passarela começaram no ano passado. A construção deve demorar um pouco mais, porque depende do detalhamento do projeto da nova estação de Mogi e de suas etapas ainda a serem realizadas, como a elaboração do projeto básico e executivo, além das obras. O anúncio da ligação física entre o terminal e a estação foi feito em maio de 2010, durante a visita do ex-presidente da estatal, Sérgio Avelleda, que participou da inauguração do Terminal Central. Na ocasião, Avelleda disse que a implantação da passarela seria a primeira etapa para o processo de integração tarifária entre o município e a CPTM, ao contrário da atual previsão.

Fonte:Mogi News