sábado, 16 de abril de 2011

Saúde
PSF do Nove de Julho será inaugurado hoje
Unidade terá capacidade para atender até 4 mil pessoas e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas na rua Georgina Soares de Souza
Divulgação/PMMC

Nova unidade de saúde vai atender pessoas do Jardim Nove de Julho e de bairros próximos. Capacidade é para 1,2 mil famílias
O Programa Saúde da Família (PSF) é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e visa a reorganizar a prática da atenção à saúde, além de levar assistência médica à população. A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugura hoje, às 10 horas, a unidade do PSF do Jardim Nove de Julho, na rua Georgina Soares de Souza, esquina com a Hugo Torres.
Este será o terceiro equipamento de saúde entregue à população neste mês. Na quinta-feira, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) entregou o Pronto Atendimento 24 horas do Jardim Universo, ampliando os serviços que já estavam disponíveis naquela unidade. No dia 2, foi inaugurado o posto de saúde do Jardim Ivete.

A festa no Jardim Nove de Julho se estende ao longo do dia com as atividades do projeto Rua Mais Feliz Cidadã. Será a nona unidade do PSF na cidade e a segunda inaugurada pela atual gestão. A primeira foi entregue no fim do ano passado no Jardim Piatã.
Outros dois postos do Programa Saúde da Família estão em construção: Conjunto Novo Horizonte e Conjunto Toyama.
"Nós estamos ampliando e melhorando vários serviços da saúde, em especial o saúde da família, que leva atendimento às pessoas que residem em bairros mais afastados de outros equipamentos e da área central", explicou o prefeito.

O PSF tem como principais objetivos reorganizar a prática da atenção à saúde e levar assistência médica e prevenção à comunidade.
O atendimento é prestado na unidade ou no próprio domicílio da população pelos profissionais que compõem a equipe.
"Num município com mais de 700 quilômetros quadrados de extensão, como é o caso de Mogi das Cruzes, esta estratégia é uma alternativa para atendermos moradores de bairros mais distantes, como é o caso do Jardim Nove de Julho", observou o secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Car-valho.

A equipe do PSF do Jardim Nove de Julho será formada por 14 pessoas, sendo seis agentes comunitários, que são moradores do bairro, dois técnicos de enfermagem, um enfermeiro, um médico, um técnico de farmácia, um auxiliar-administrativo, um dentista e um técnico em saúde bucal.

O médico que atenderá no posto é um clínico-geral, que fará o atendimento de crianças, adultos e idosos.
Além do trabalho realizado na unidade de saúde, ele também visitará as famílias cadastradas para levantar os principais problemas e doenças no bairro.
O mesmo trabalho será realizado pelos outros membros da equipe, com enfoques diferentes. Os agentes comunitários iniciam na próxima segunda-feira o cadastramento das famílias, com visitas casa a casa.
O PSF do Jardim Nove de Julho terá capacidade para atender até 1,2 mil famílias, ou seja, até 4 mil pessoas. O horário de funcionamento será das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Fonte:Mogi News