sábado, 16 de abril de 2011

Como ser rico

Como ser rico
MAURO JORDÃO
Era sábado. Mais tempo havia para ver e ouvir, pela manhã, o que mais me interessasse. Coloquei o carro na garagem e continuei ouvindo a entrevista de Gustavo Cerbasi, na Rádio CBN, um mestre nos assuntos relacionados a finanças, planejamento familiar e economia doméstica. Percebi em suas palavras que havia mais interesse em nos revelar como ser rico e feliz do que como ficar rico tendo apenas e exclusivamente bens materiais.
Motivado pelo que ouvi, comprei o seu livro "Dinheiro: Os Segredos de Quem Tem" para melhor me acomodar às suas ideias. Bastante diferente de muitos autores que fazem apologia da usura como meio de se enriquecer, desalmados que aconselham não dar gorjetas ou esmolas, estratégias sem misericórdia de economia durante o ano, com o fim de cobrir parte dos gastos das férias com a família. Ninguém se enriquece interiormente saboreando a miséria dos outros.
No livro de Levítico 19:10-11 onde leis judaicas buscam a justiça social, diz: "Quando também segares a messe da tua terra, o canto do teu campo não segarás totalmente, nem as espigas caídas colherás da tua messe. Não rebuscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro". Aquele que não dá e, ainda, procura arrancar a camisa do pobre é amaldiçoado. Há uma profunda diferença entre amar o dinheiro e gostar doentemente do dinheiro.
A Bíblia nos ensina que devemos amar as pessoas e gostar das coisas. E, ainda, nos diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. A pessoa que adora o dinheiro possui um deus do tamanho do seu poder aquisitivo - grande quando muito e pequeno quando pouco.

O amor é a melhor moeda de troca para sermos ricos e felizes. As coisas mais importantes da vida não custam nada, são de graça: o abraço de um filho, o bate-papo informal com os amigos, contemplar, na noite escura, Deus nas estrelas, acariciar a companheira que nos dá alegria, jogar bola com as crianças na grama macia, pentear com carinho uma filha - atos de amor os quais Deus se agrada.
Nunca tenha a agenda cheia para aqueles que te amam; o tempo passa e a oportunidade de demonstrar amor também. Esta sabedoria chinesa nos revela as limitações do dinheiro: "Ele pode comprar uma casa, mas não um lar./ Ele pode comprar uma cama, mas não o sono./ Ele pode comprar um relógio, mas não o tempo./ Ele pode comprar um livro, mas não o conhecimento./ Ele pode comprar um título, mas não o respeito./ Ele pode comprar um médico, mas não a saúde./ Ele pode comprar o sangue, mas não a vida./ Ele pode comprar o sexo, mas não o amor".


MAURO JORDÃO
É médico-ginecologista e colabora todo sábado com este espaço.

Fonte:Mogi News