sábado, 16 de abril de 2011

Mercadão fecha para reforma após a Páscoa

Mercadão fecha para reforma após a Páscoa
Novos banheiros foram entregues ontem; população pagará taxa de R$ 0,50 para o uso. Dinheiro servirá para a manutenção das instalações
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Novos banheiros foram entregues ontem; população pagará R$ 0,50 para o uso. Dinheiro servirá para a manutenção das instalações
O Mercado Municipal de Mogi fechará do dia 25 de abril a 1º de maio para a reforma do piso. É o que informou o secretário de Agricultura Oswaldo Nagao, que divulgou a notícia durante a inauguração dos novos banheiros do Mercadão, ontem de manhã. A partir de agora, os clientes terão de pagar uma taxa simbólica de 50 centavos para poder utilizar os sanitários. O restante das obras de revitalização do complexo de lojas deve ser entregue até o fim do semestre.

A presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal, Celma de Deus Pinto, contou que a data para o fechamento foi decidida após uma reunião. "Tivemos de escolher essa data para não fechar na semana da Páscoa. Se isso fosse feito iria atrapalhar as pessoas que vendem as cestas com os ovos de chocolate e as peixarias, que comercializam o tradicional bacalhau", explicou.
Ela acredita que os dias em que o Mercadão ficará fechado trarão mais benefícios do que perdas. "Cada loja vai ter um prejuízo de não estar funcionando, mas o piso está muito feio e precisa ser reformado", garantiu.
A taxa que começará a ser cobrada para utilizar os sanitários tem a finalidade de auxiliar nas despesas de manutenção. "As condições dos banheiros estavam precárias. Agora eles terão produtos de higiene como sabonetes. Todos esses custos serão pagos com a verba dessa taxa", afirmou a presidente.

As novas estruturas contam com adaptação para pessoas portadoras de deficiência. "São quatro banheiros femininos e masculinos. Foram feitos ainda dois banheiros para cadeirantes", informou o secretário. Entre as próximas melhorias está prevista a reforma dos banheiros do andar superior do mercado. "As próximas entregas serão da parte de administração do Mercadão e dos refeitórios. A reforma dos pisos superiores e inferiores e dos gradis. Depois, a troca e pintura dos telhados também será realizada", afirmou Nagao.


Pacote
A substituição das instalações de dutos de gás e a reforma do depósito de lixo, que recebe os resíduos produzidos pelas lojas, também entrará no pacote de benfeitorias.

A recuperação de diversas partes do espaço tem como principal objetivo atrair mais frequentadores. "Além de modernizar, inovar e adaptar, as melhorias na aparência do Mercadão dão conforto aos usuários. A padronização também atualiza o lugar", destacou Nagao. O secretário informou que a população está contribuindo com as reformas do espaço. "Estamos recebendo muitas doações. A pintura contra pichação está sendo executada. A praça de eventos também foi reformada com a colocação de granito e a pintura das paredes que circundam o local", destacou. 

Lucros


Após o início das reformas, o movimento no Mercadão tem aumentado, segundo a presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal, Celma de Deus Pinto. "As pessoas estão vindo por curiosidade para saber como o Mercadão está ficando depois da reforma", explicou. Ela contou que as vendas de Páscoa desse ano têm aumentado em relação ao ano passado. "A reforma ajudou bastante no crescimento do movimento em todo o Mercadão. As lojas também estão sendo mais valorizadas e procuradas".




Fonte:Mogi News