sábado, 16 de abril de 2011

Consciência negra: Mogi terá conselho e coordenadoria este ano

Consciência negra
Mogi terá conselho e coordenadoria este ano
Anúncio foi feito ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli durante audiência com presidente do Conselho da Comunidade Negra do governo do Estado
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Prefeito Bertaiolli discutiu as diretrizes para a formação das entidades até o fim deste ano
Mogi das Cruzes deverá criar até o fim do ano o Conselho e a Coordenadoria da Consciência Negra. O prefeito Marco Bertaiolli (DEM) recebeu na tarde de ontem a professora Elisa Lucas Rodrigues, presidente do Conselho da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, e prometeu que fará todo o necessário para a formação das entidades.
O vereador Geraldo Tomas Augusto (PMDB), o Geraldão, participou da audiência e foi nomeado representante do órgão estadual na região. Ele terá a missão de ser um dos organizadores dos seminários que serão realizados no próximo mês na cidade e abordarão temas ligados à educação e à saúde. Os encontros terão como público-alvo os professores e os agentes públicos de saúde do município. Além de divulgar o trabalho da entidade estadual, Geraldão vai incentivar a criação de grupos de discussão nas cidades vizinhas.
A primeira etapa para a formação do conselho virá com as palestras que discutirão os seguintes temas: como a cultura afro-brasileira é retratada nas escolas e como cuidar das doenças mais suscetíveis aos negros. "Precisamos inicialmente preparar os educadores e agentes de saúde para, em seguida, iniciar a aplicação de políticas públicas voltadas à raça negra", informou Elisa. "A criação do conselho será a concretização deste trabalho de conscientização", disse a conselheira estadual.Elisa acredita que a Coordenadoria Municipal será formada tão logo o conselho seja criado. "Um vai complementar o raio de ação do outro", apontou.

Uma iniciativa destacada pela representante do Estado que poderá facilitar e acelerar a criação dos órgãos em Mogi é o fato da cidade integrar o projeto "São Paulo contra o Racismo", lançado em 21 de março deste ano, Dia Internacional contra a Discriminação Racial. "A Marinês (Maria Marinês Mazaro Piva, secretária municipal de Assistência Social), esteve com a gente no evento de lançamento da iniciativa e lá mesmo definimos a participação mogiana", lembrou. Marinês participou da reunião na tarde de ontem.

O encontro definiu a diretora pedagógica mogiana Marlene das Dores Cecília Lopes, como pré-candidata à presidência do conselho estadual. O mandato de Elisa segue até junho.

Fonte:Mogi News