quarta-feira, 5 de julho de 2017

Sacadura Cabral: Escavação de túnel termina com 15 dias de antecedência

Estrutura que ligará a rua Cabo Diogo Oliver à avenida Adhemar de Barros chegou a 82% do cronograma
O consórcio responsável pelas obras do túnel I da praça Sacadura Cabral (sentido bairro-centro) antecipou em 15 dias o encontro das duas frentes de trabalho de escavação. O trecho foi alcançado na manhã de ontem. O acesso é a maior estrutura do complexo com 426 metros. O túnel que ligará a rua Cabo Diogo Oliver à avenida Adhemar de Barros chegou a 82% do cronograma. Agora, a obra entrará na fase de acabamento, instalações e pavimentação, que se estenderá por todo segundo semestre.
A previsão é de que o túnel I seja inaugurado em dezembro, no entanto, esse prazo pode ser antecipado para novembro. De acordo com o prefeito Marcus Melo (PSDB), a cidade está na contramão de outros municípios do Brasil. "Dar continuidade a um projeto estruturante nos dias de hoje é uma grande conquista. Todos sabem da situação econômica que o País vive. Se conseguirmos antecipar a entrega, o consórcio o fará, mas, o mais importante é que a obra está sendo realizada dentro da parte técnica e com segurança", ressaltou.
Além das obras de escavação, que foram concluídas ontem, o consórcio também está trabalhando ao redor dos acessos da estrutura. Depois de terminado, o túnel promete colocar fim a segregação que existe entre o centro e os bairros. A questão do acesso de pedestre, porém, não tem data para ser resolvida. "Pedimos para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) a construção de uma passarela, pois ela que faz a interrupção da linha férrea. A resposta é a falta de recursos. Se a CPTM não construir, a Prefeitura terá que buscar recursos para executar a obra", ressaltou o prefeito. Também não existe data para o início das obras de modernização da estação Mogi, de responsabilidade da autarquia.
O secretário de Obras Walter Zago informou que as obras estão dentro do cronograma. "Agora, entramos na parte de finalização. A etapa que poderíamos encontrar dificuldades terminou com a escavação. Será feita toda parte de proteção, reforço, instalações e pavimentação. O contrato vai até abril de 2018, mas acreditamos que esse prazo seja para as obras periféricas, o túnel será entregue em dezembro", destacou. Zago acrescentou que o acesso de retorno da rua Engenheiro Gualberto só será liberado com o túnel, em razão da interferência causada pela obra.
O secretário Eduardo Rangel avaliou que a abertura da avenida Adhemar de Barros já aliviou o trânsito da área. Depois que as obras do complexo viário forem concluídas, a Prefeitura promoverá a reurbanização das praças Oswaldo Cruz e Sacadura Cabral, além do quarteirão entre as ruas Cabo Diogo Oliver, Engenheiro Gualberto e Hamilton Silva e Costa.

Com antecipação do serviço, obra já entrará em fase final de acabamento

Zago: "Etapa que traria dificuldades terminou"

Marcus Melo cobra passarela da CPTM

Fonte:Mogi News