sábado, 26 de novembro de 2016

Perigo nas promoções Especialista dá dicas contra golpes durante Black Friday

Entenda os principais cuidados a serem tomados hoje, para não transformar a data em "Sexta-Feira 13"
Foto: Daniel Carvalho


Pesquisar a idoneidade dos sites é uma das principais tarefas do consumidor
Antes de aproveitar as promoções da Black Friday, os consumidores precisam ficar atentos para não transformar a data em uma "Sexta-Feira 13". Pesquisar a idoneidade dos sites, verificar se os valores apresentados são reais e confirmar os mecanismos de segurança dos sites na hora da compra são algumas das recomendações. Atualmente, existem ferramentas quem ajudam as pessoas a checarem a qualidade dos portais, como o Reclame Aqui, Proteste Já e o próprio Procon, que publicou uma lista de sites que não são confiáveis.
O especialista em Direito do Fornecedor e Consumidor, Dori Boucault, afirmou que três passos básicos devem ser levados em conta: o primeiro é pesquisar os preços antes mesmo da chegada do Black Friday para se certificar que a redução dos valores seja real. A segunda dica é verificar se o orçamento doméstico é compatível com as compras pretendidas. Os consumidores devem se certificar também se as aquisições planejadas são realmente necessárias.
Boucault ressaltou que as pessoas devem redobrar a atenção nesse período de compras, quando liquidações e ofertas tentadoras costumam surgir. "O Procon tem uma lista com mais de 500 sites não recomendados. Nessa época do ano, muito deles costumam surgir para enganar as pessoas. Antes de comprar, os consumidores precisam checar se existe o cadeado de segurança, olhar a política de privacidade, se existe uma loja física e verificar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)", recomendou.
O advogado aconselhou que os consumidores verifiquem a reputação dos sites e das empresas antes de fazer as compras. "Temos o Reclame Aqui, o Proteste Já, o Consumidor.gov.br e a Fundação Procon. Além disso, as pessoas podem perguntar para amigos que compraram no site. Existe ainda o selo de qualidade do Black Friday", ressaltou.
Em caso de problemas com as compras efetuadas, Boucault informou que as pessoas podem entrar em contato com a Ouvidoria ou Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do site e o Procon da cidade, quando o site ainda estiver no ar.
Caso o serviço não exista mais, o advogado afirmou que a chance de recuperar o dinheiro fica menor. "Não pague adiantado. Condicione a compra ao recebimento da mercadoria ou faça a compra parcelada, pois se ocorrer algum problema o resto do pagamento pode ser suspenso", disse. O especialista recomendou que os clientes façam print das páginas dos produtos adquiridos.
Comércio
Para o advogado, os fornecedores também precisam tomar alguns cuidados em relação à Black Friday. "Ele precisa preparar muito bem a equipe, não só para vender, mas para atender. Tem que haver também responsabilidade com a logística, entregar no prazo combinado. Além disso, os comerciantes devem ficar atentos ao estoque para fazer uma oferta condizente com a quantidade de produtos que dispõe", acrescentou.
Shoppings da região terão descontos
Os shoppings da região aderiram à Black Friday. No Mogi Shopping serão três dias de liquidações e promoções, iniciadas hoje
Os shoppings da região aderiram à Black Friday. No Mogi Shopping serão três dias de liquidações e promoções, iniciadas hoje. O Suzano Shopping promete oferecer produtos com até 70% de desconto. De acordo com os centros de compras, a data é importante para queimar os estoques antes das vendas de Natal e alavancar o comércio.
O Mogi Shopping inicia hoje a "Black Weekend", que termina no domingo. De acordo com o centro de compras, a maioria das lojas participarão do fim de semana de liquidação. Os descontos serão oferecidos em diversos segmentos.
O Suzano Shopping vai abrir mais cedo hoje para receber os clientes que querem aproveitar a Black Friday. O centro de compras antecipou sua abertura para às 9 horas e permanecerá funcionando até às 22 horas. Durante todo o dia, os consumidores poderão encontrar promoções de itens de grande marcas, com até 70% de desconto. (L.N.)

Fonte:Mogi News